Blog
Casas em miniaturas próximas a algumas pilhas de moedas
Mercado Imobiliário

Quanto vale o seu imóvel? Descubra o que é o valor venal e como calculá-lo!

Se você já precisou calcular o imposto ou o ITBI do seu imóvel, certamente já deve ter se deparado com o termo valor venal, que é o valor que serve como base para o cálculo destas cifras, além de várias outras coisas.

Mas você sabe qual é o valor venal do seu imóvel? Mais ainda: você sabe como começar a calculá-lo caso seja necessário? Se não sabe, tudo bem, continue lendo este artigo para conhecer tudo sobre o tema!

Afinal, o que é o valor venal?

O valor venal nada mais é do que o custo do seu imóvel de acordo com suas características, como área, localização, idade do imóvel e mais. Este valor é estipulado pelo Poder Público na hora de calcular o valor que você precisa pagar nos impostos, mas também serve como referência caso planeje colocar seu imóvel à venda, por exemplo.

Como calcular o valor venal?

Para chegar a este valor, basta seguir uma equação simples:

V = A x VR x I x P x TR

Não entendeu? A gente explica.

V= é o valor venal do imóvel, que será encontrado com o resultado da equação;

A = é a área do terreno ou do imóvel em questão;

VR = É um valor residencial padrão unitário. Você pode encontrá-lo na Planta Genérica de Valores (PGV) da cidade onde ele se encontra;

I = idade do imóvel. Aqui, conta-se a partir da concessão do Habite-se ou da reconstrução. Se não for possível encontrar o Habite-se, considere a data da primeira ocupação;

P = a localização no imóvel na rua, avenida ou afins;

TR = é a tipologia residencial ou características construtivas. Modificações, reformas, mudanças estruturais… tudo isso entra aqui.

Não sabe onde encontrar estas informações? Um bom lugar para começar a procurar é a prefeitura do seu município: lá, há o registro de todas as informações usadas para o cálculo deles mesmos.

Casas em miniaturas próximas a algumas pilhas de moedas

Na hora de vender um imóvel no mercado, o valor venal serve como base para o preço estipulado.

Valor venal é a mesma coisa que valor de mercado?

Na verdade, não: enquanto o valor venal trata-se de um valor estabelecido estritamente com base nas características físicas do seu imóvel, o valor de mercado compreende alguns critérios mais subjetivos, como as expectativas do comprador e do vendedor também. Por isso, o primeiro pode até valer como base para o segundo, mas eles são efetivamente valores diferentes.

Ficou claro como calcular seu valor venal e a diferença que ele faz em seu imóvel? À primeira vista parece um cálculo complicado, mas é tudo questão de hábito.

E por falar em hábitos, confira alguns para ajudar a preservar sua saúde mental durante a pandemia em nosso blog.

Veja também no blog da MDL:

Continue lendo
De acordo com o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de...
Leia mais
Muitos dizem que a terceira idade é a melhor fase da vida....
Leia mais
Incorporadora, construtora, empreiteira… Quem não está acostumado com a construção civil, se...
Leia mais