Blog
imagem de uma mesa com uma calculadora, caneta dinheiro e casa de madeira em cima, representando o patamar da taxa selic e como isso impacta o mercado imobiliário
Mercado Imobiliário

Taxa Selic na mínima histórica: o que isso quer dizer para o Mercado Imobiliário?

A Taxa Selic, como é conhecida a taxa básica de juros da economia, registrou o menor patamar histórico, chegando a 2% ao ano, em decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central no dia 05 de agosto. Esse acontecimento foi o motivo de debates e especulações entre especialistas do mercado financeiro, principalmente em relação ao mercado imobiliário.

O Banco Central (BC) já havia reduzido a Selic em 2019 de 6,50% para 4,50%. Porém, após a chegada do COVID-19, a taxa sofreu ainda mais quedas.

Gradativamente, seu impacto representa muito para inúmeros profissionais em áreas diferentes. Mas em que sentido? Quais são as perspectivas de novos negócios para o futuro?

Em nosso artigo de hoje, iremos explorar mais a fundo sobre esses impactos e como o mercado imobiliário está reagindo às constantes mudanças que ocorrem no macroambiente social e econômico do Brasil.

Vamos lá?

 

O QUE É A TAXA SELIC?

imagem contendo uma escada de moedas e uma casa no final, representando o acumulo de dinheiro para comprar um imóvel

Para começar, vamos contextualizar o básico. A Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é, como falamos acima, a taxa básica de juros para a economia nacional. Ela funciona como uma espécie de índice de base para todas as taxas de juros que serão cobradas pelos bancos. Por isso a sua importância é tão grande.

A taxa Selic influencia as taxas do mercado financeiro assim como a taxa do financiamento imobiliário e, com ela em queda, aumenta a procura por imóveis, gerando uma valorização destes ativos.

Quando ela diminui, os financiamentos imobiliários passam por reajustes em suas taxas e suas parcelas ficam mais baratas.

 

POR QUE SUA QUEDA PODE SER UM BOM INDICATIVO?

imagem com uma mão aberta e uma casa de blocos de madeira em cima, representando a oportunidade da queda da selic para compra do imóvel

A redução da Taxa Selic faz com que novos consumidores possam ter mais acesso ao crédito imobiliário, aumentando seu poder de compra e encorajando-os a sair do aluguel. De acordo com estimativas feitas por especialistas da Credihome, a cada 0,5 ponto percentual de queda são acrescidos cerca 4 milhões de novos consumidores dentro deste mercado.

Isso representa uma oportunidade inédita dentro do cenário do mercado, assim como uma injeção importante para a economia nacional. Além disso, com a taxa Selic tão baixa, aumenta a procura de imóveis por investidores que buscam diversificar e maximizar seus investimentos.

 

E O QUE PODEMOS ESPERAR NO FUTURO?

imagem contendo três casas de madeira representando uma escada e ilustrando perspectivas para o futuro

Como falamos, o mercado imobiliário encerrou 2019 e começou 2020 com certo entusiasmo. As projeções de vendas e a expectativa do setor apontavam para um crescimento de 3%, segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Ainda que a pandemia da COVID-19 tenha afetado o segmento, o cenário brasileiro é otimista.

De acordo com os mesmos dados da CBIC, mesmo após alguns meses de isolamento, 55% dos investidores mantém o desejo de comprar seu imóvel. Isso revela um cenário positivo e de oportunidade para todo o setor, principalmente graças aos novos prazos de carência para o financiamento de imóveis que foram anunciados pela Caixa Econômica Federal, além de um valor de R$ 43 bilhões implementados aos programas de crédito imobiliário.

Além disso, um levantamento realizado pelo banco Credit Suisse apontou outros fatores que reforçam o otimismo com o mercado: a demanda reprimida em função da crise de 2015/2017, os preços dos imóveis que foram corrigidos abaixo da inflação nos últimos 5 anos e o aluguel de imóveis que voltou a ser um investimento atrativo.

Tudo isso mostra que, apesar dos desafios, o mercado imobiliário está oferecendo boas perspectivas, além de proporcionar a chance de fazer novos negócios.

Não deixe de acompanhar o blog da MDL para ficar por dentro de todos as publicações sobre o mercado imobiliário que preparamos para você! E aproveite para entender também como o setor imobiliário se tornou um porto seguro em momentos de instabilidade!


Veja também no blog da MDL:

Continue lendo
Montar o seu próprio home office não é uma missão tão complexa...
Leia mais
Como todos sabem, o Rio de Janeiro abriga muitas maravilhas por suas...
Leia mais
É chegado aquele momento do ano, a declaração do Imposto de Renda....
Leia mais