Blog
Casal com filho e apartamento novo
Dicas

Como calcular o tamanho do seu apartamento ideal

Ter o próprio apartamento é um grande passo para você e sua família. É algo que precisa ser pensado e planejado com muito cuidado, considerando que pode ser o teu investimento mais importante. Por isso, saber qual o tamanho ideal de apartamento é essencial.

Ter essa ideia de tamanho em mente ajuda em muitas coisas, especialmente para evitar arrependimentos na compra ou ter que se adequar a um ambiente que não serve para você.

Hora de pensar nas dicas abaixo para saber qual o tamanho ideal de apartamento que você precisa. Leve em conta também as diversas opções de mercado que existem, desde studios (20 a 50 m²) até plantas amplas.

 

Qual o tamanho da sua família hoje e no futuro?

Considere o tamanho da sua família! Se for só para você ou morar em casal, um apartamento pequeno provavelmente será o suficiente. Se for para sua família, comece as contas. Em quantos vocês são? Quantos filhos? Eles vão dividir um quarto ou cada um terá o seu espaço? Esse pensamento é fundamental para que vocês não fiquem desconfortáveis.

Seus filhos irão impactar na escolha da divisão dos quartos. Crianças não se importam em dividi-los, mas conforme vão crescendo, certamente irão querer privacidade e o apartamento poderá ficar pequeno demais para a família.

No caso de solteiros e casais: como está o seu planejamento familiar? Pretende se casar? Ter filhos? Pode ser que um apartamento maior e com mais conforto seja mais adequado.

 

Tem animais de estimação?

Fundamental pensar no conforto dos seus pets na escolha de um imóvel. Dependendo do porte e raça de um cão, por exemplo, é necessário um imóvel maior, de preferência uma casa com quintal para que os animais tenham mais espaço. Já gatos e cães de porte menores se adaptam tranquilamente em um apartamento.

 

Trabalha em casa?

Homeoffice em apartamento

Quem trabalha em casa precisa de um ambiente confortável para pode realizar as tarefas do dia a dia com concentração e qualidade. O ideal, é ter um espaço reservado apenas para ser seu home office, principalmente se a casa for dividida com outros moradores — o que pode influenciar na produtividade.

 

Pense no seu estilo de vida

Criança bricandoc om cachorro no apartamento

O seu dia a dia também importa! Gosta de receber os amigos em casa? Então escolha um apartamento com sala e espaço maiores. Recebe hóspedes frequentemente? Dê preferência a um imóvel que tenha um quarto a mais, fora os dos moradores da casa. Gosta de cozinhar? Dê preferência a uma cozinha que tenha mobilidade e espaço para trafegar e preparar as coisas.

 

É para sempre?

Por mais que um imóvel seja um bem durável, é importante ponderar o tempo que você pretende ficar nele. Por exemplo, um casal jovem ou uma pessoa solteira pode adaptar-se a um apartamento pequeno e depois mudar para um maior quando for constituir família.

Gostou do nosso artigo? Temos outras dicas para você, confira:

Use móveis inteligentes e aproveite melhor o ambiente
Qual é a documentação necessária para comprar um imóvel?

Continue lendo
É chegado aquele momento do ano, a declaração do Imposto de Renda....
Leia mais
Hora daquela receita especial para o Dia dos Namorados. Vocês planejam a...
Leia mais
Apartamentos, de maneira geral, não costumam ser associados diretamente com uma área de convívio. Normalmente pensadas para...
Leia mais