Blog
Sala de cinema em casa, com sofás e televisão grandes
Dicas

Como montar um cinema em casa para assistir filme, série e Copa do Mundo

Muitas pessoas têm o sonho de ter cinema na própria casa, mas acham que é algo impossível de realizar, e não é não .Precisa ter um cômodo exclusivo para isso, pode ser sua própria sala. Claro que é necessário investir no ambiente, para deixá-lo mais escuro, sem ruído externo e com boa qualidade de som e imagem.

Se ficou interessado em como realizar esse sonho, confira neste artigo como montar a sua sala de cinema em casa.

O que é uma sala de cinema em casa?

Não há segredo: sala de cinema em casa é como se você tivesse o estabelecimento dentro do seu próprio lar.

Um cômodo assim nada mais é do que ter um espaço para assistir a filmes e séries confortavelmente e no escurinho típico de cinema.

Mas o ambiente não precisa ser exclusivamente para isso. Também pode utilizá-lo para jogar vídeo game e acompanhar eventos musicais e esportivos – como a Copa do Mundo de futebol.

4 pilares para sua sala de cinema residencial

Quando pensamos em uma boa sala de cinema, associamos ela a um lugar confortável, com bom som, imagem de qualidade e iluminação ideal.

E tudo isso está ao nosso alcance para fazermos em casa. Veja como:

Conforto

Esse talvez seja o principal ponto quando falamos de cinema, seja ele em casa ou não. Afinal, de que adianta ter todo o resto se estamos desconfortáveis?

Você não precisa necessariamente ter poltronas como as de cinema, enfileiradas e de braços com porta-copo. Você está na sua casa! Pode privilegiar o conforto tendo um móvel espaçoso, com possibilidade de ajustar assento, de tecido agradável e apoio para os pés, por exemplo.

Mas é claro: tudo depende do seu sonho e, principalmente do orçamento. Se quiser, é possível ter cadeiras iguais às de cinema para se sentir no local.

Pessoas assistindo futebol em casa

Não é só para filmes! Acompanhar futebol com os amigos é outra atividade para fazer na sua sala exclusiva

Som e acústica

Ter um som de alta qualidade é outro fator importante para a atividade ficar mais prazerosa. Investir em um sistema de home theater é um diferencial para a sala.

Hoje em dia, as TVs já têm uma boa qualidade sonora. Você pode ter duas necessidades em um só aparelho: bom som e boa imagem.

Já sobre acústica, ressaltamos a importância do bloqueio de ruídos externos. Assim como em um cinema, queremos que os sons ouvidos sejam exclusivamente do filme, nada de buzinas, obras, vizinhos, etc. Para isso, existem os forros acústicos.

Imagem

Uma imagem de altíssima qualidade pode não ser a prioridade, mas para a sua sala de cinema ser apaixonante, ela precisa ser boa. Neste ponto, você pode apostar em um projetor e uma tela, caso queira que a imagem seja grande, mas não tem orçamento para investir em uma televisão com mais polegadas.

Iluminação

Assim como os ruídos externos, não queremos que luzes de fora invadam o ambiente e atrapalhem o escurinho de cinema. Aqui, as cortinas blackout são essenciais, principalmente se a imagem for de projetor.

Apesar das cortinas, o ambiente não precisa estar sem iluminação alguma. Spots de luz no teto ou no chão, abajur ou algum outro objeto são uma ótima saída.

 Família assistindo filme juntos

Sala de cinema em casa propicia divertidos programas em família

Plus para seu cinema

O que abordamos acima é o bê-á-bá para ter uma sala de cinema legal em casa. Agora, vamos indicar alguns itens que não são essenciais, mas dão um incremento interessante ao espaço.

Conexão com a internet

Com a evolução das smarts TVs e o aumento de streamings de vídeo, ter conexão com a internet aumentará o leque de opções de filmes e vídeos para assistir.

Atenção: a conexão precisa ser boa, porque se for ruim e ficar travando, o que era para ser uma facilidade, se torna estresse.

Pipoqueira

Que tal ter uma pipoqueira ao seu lado, para mal precisar levantar do conforto do seu sofá? Atualmente, há diversas opções no mercado, com diferentes tecnologias.

Mulher assistindo algo sentada no sofá e comendo pipoca

Após um dia desgastante de trabalho, relaxar no cinema de casa é uma forma de descansar corpo e mente

Frigobar

E se tiver um frigobar, para ter as bebidas logo ali? Não precisa nem pausar o filme para buscar o refresco.

Casa inteligente

Televisão, luzes e até ar-condicionado têm acessórios que possibilitam controlá-los por meio da voz e/ou aplicativos. Mais uma facilidade para você ajustar o ambiente sem sair do conforto.

Decoração do ambiente

Depois da parte mais estrutural, chegou a hora da decoração. Apesar de não ter muito segredo e ser bem livre, existe algumas dicas para melhorar a sala e deixar o ambiente mais imersivo.

Tapete

Além de toda questão estética, o tapete também funciona para isolamento acústico, diminuindo ecos e ruídos. Ter ele na sua sala pode ser interessante caso o ambiente seja grande e tenha pouca decoração.

Almofada

As almofadas são necessárias? Não. Porém, deixam o momento mais aconchegante e convidativo.

Amigas no sofá assistindo alguma coisa

Quer encontrar suas amigas, mas sem sair de casa? Convidá-las para assistirem algo juntas é um bom programa

Quadro, pôster, bonecos e outros objetos

E se seu ambiente for decorado com itens relacionados a filmes, séries e games? Pode ter objetos de filmes favoritos e que representem alguma boa memória, deixando o espaço ainda mais a sua cara.

No caso da Copa do Mundo, substitua a decoração cinéfila e gamer para itens ligados ao futebol e entre no espírito doa evento.

Plantas

Essa dica é do que você precisa evitar: plantas no local. Elas precisam de luz para estarem saudáveis, mas a pretensão é de que o ambiente fique escuro quando utilizado como sala de cinema, não é mesmo? Logo, vegetação natural não é uma boa ideia.

Veja também no blog da MDL:

Continue lendo
De acordo com o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de...
Leia mais
Muitos dizem que a terceira idade é a melhor fase da vida....
Leia mais
Incorporadora, construtora, empreiteira… Quem não está acostumado com a construção civil, se...
Leia mais