Blog
Personalização de apartamento
Dicas

Personalização de Apartamentos: o que é e por onde começar?

Dentre as inúmeras maneiras que seu apartamento possui para facilitar seu conforto e bem-estar, uma tendência que ganhou muita força nestes últimos anos dentro do mercado imobiliário é a chamada “personalização de apartamento”.

E acredite: um apartamento personalizado envolve muito mais coisas do que apenas deixar o imóvel com a sua cara. É isso que vamos explicar em nosso artigo, para que você possa começar a procurar novas maneiras de deixar sua casa ainda melhor.

 

O QUE É A PERSONALIZAÇÃO DE UM APARTAMENTO?

 

Desenhando a personalização de um apartamento

Personalização de um imóvel é o processo de adequar o apartamento às necessidades de seu morador, desde sua concepção inicial. Conforme o projeto é anunciado e começa a ser desenvolvido pelas empresas responsáveis, é comum que muitos apartamentos sejam comprados ainda na planta. Nesse estágio, os valores são bem menores do que quando o empreendimento estiver pronto.

Após a compra, o arquiteto responsável pela obra convida os moradores para conhecerem o projeto do imóvel que ele está desenvolvendo. Esse encontro possibilita aos moradores que externalizem suas principais necessidades e objetivos com o futuro lar, resultando em soluções para que os mesmos sejam atendidos.

Ou seja, a personalização nada mais é do que conhecer e compreender os desejos de cada morador e fazer com seu apartamento ofereça exatamente aquilo que ele precisa. Oferecendo mais comodidade, segurança e conforto para todos os compradores do imóvel, assim como uma customização única para o imóvel e uma economia de custos excelente.

 

O QUE VOCÊ DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE ESCOLHER O SEU APARTAMENTO PERSONALIZADO?

 

Planta de apartamento personalizado

Ao começar a pensar no seu futuro apartamento e todas as diferentes personalizações que pode realizar, não foque somente na economia e em como deixá-lo bem decorado. Esse processo envolve muita transparência entre o morador e o arquiteto, que será o responsável por reinterpretar seus desenhos conforme as suas necessidades.

Ao oferecer suas percepções ao arquiteto, pense sempre sobre três importantes fatores: a metragem, a configuração dos cômodos e quantos quartos o imóvel possui.

E por que esses fatores são importantes? Primeiramente, a metragem é essencial na decisão do que é possível de ser realizado, principalmente em relação aos ambientes comuns — como a sala e a cozinha.

Em segundo lugar, para poder projetar o local de cada coisa é preciso entender como os cômodos do apartamento estão dispostos, até mesmo como tudo isso pode ser reconfigurado, caso você tenha a necessidade.

E por último, mas não menos importante: sua casa pode ser extremamente diferente levando em conta quantos quartos ela terá. O apartamento para um casal sem filhos precisa de uma estrutura diferente do que um de casal com filho — que necessita de um quarto só seu.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM TER UM APARTAMENTO PERSONALIZADO?

 

Planejamento para personalização do apartamento

Ao adentrarmos mais nos detalhes sobre todas as possibilidades que um apartamento personalizado pode trazer, é comum notar que muitas pessoas enxergam toda essa adequação do imóvel como algo caro e até mesmo sem uma grande necessidade aparente. Mas a realidade é que existem inúmeros benefícios na personalização do seu novo lar. Eis aqui alguns dos principais:

 

CLAREZA NAS SUAS NECESSIDADES

Ao realizar todas as alterações de acordo com suas necessidades principais, tudo será feito de maneira detalhada e pensada em otimizar este espaço ao máximo.

 

ESPECIFICIDADE

Como suas exigências são o principal ponto a ser atingido, é claro que tudo isso irá ajudar a criar um ambiente perfeito para você e sua família. Tudo é pensado para ser encaixado dentro de cada cômodo, a fim de oferecer o máximo de conforto possível, até mesmo móveis e eletrodomésticos.

 

ECONOMIA

Pode até não parecer, mas esse processo sai muito mais em conta do que reformar seu apartamento pronto e entregue. Evita que você tenha gastos com obras adicionais e problemas de adequação no futuro, já prevendo e solucionando tudo isso no presente.

Gostou do nosso artigo? Temos muitas publicações à sua espera em nosso blog!

Aprovite e leia também:

3 Dicas para criar um jardim vertical dentro do apartamento

Os mitos e verdades do financiamento imobiliário

Navegue pelo nosso blog e veja tudo que preparamos para você ficar por dentro das últimas novidades do mercado imobiliário, assim como dicas de decoração e muito mais.

Continue lendo
A Taxa Selic, como é conhecida a taxa básica de juros da...
Leia mais
Montar o seu próprio home office não é uma missão tão complexa...
Leia mais
Como todos sabem, o Rio de Janeiro abriga muitas maravilhas por suas...
Leia mais