Blog
Cozinha em U com alguns móveis pretos e outros com vidro transparente
Dicas

Móveis planejados: conheça suas vantagens e desvantagens

Ter a própria casa é o sonho de muitas pessoas. Só que esse desejo não para por aí. Queremos também que nosso lar seja a nossa cara e tenha a nossa personalidade, e boa parte desse reflexo estará representado na decoração.

Com os móveis planejados, você refletirá tudo isso pela mobília, já que você pode encomendá-los como quer e precisa.

Essa alternativa também traz várias vantagens como valorização do imóvel e melhor aproveitamento dos espaços. Mas também tem seus pontos negativos.

Ficou curioso em saber quais são as vantagens e desvantagens dos móveis planejados? Vamos detalhar tudo na sequência.

O que são móveis planejados?

Móveis planejados são móveis feitos exatamente como você quer e precisa. Material, cor, detalhes, funcionalidades, ambiente ao redor… Tudo isso é especificado e levado em consideração na elaboração de uma mobília deste tipo.

Portanto, são diferentes de móveis prontos, que são modelos feitos em maior quantidade. São esses itens que encontramos no varejo com foco em casa e decoração, por exemplo.

6 vantagens de ter móveis planejados

Mais do que sofisticação, estilo e exclusividade. Entenda porquê os móveis planejados podem facilitar o dia a dia e valorizar seu imóvel.

1- Organização e otimização dos espaços

Talvez essa seja a vantagem mais lembrada e associada aos móveis planejados.

Quando pensamos nesta mobília, pensamos em um item que vai se encaixar perfeitamente em tal lugar, sem atrapalhar o fluxo de pessoas e prejudicar utilização de outras coisas.

2- Funcionalidade

Como o móvel vai ser criado do zero, você é quem determina a sua funcionalidade. (ou até suas funcionalidades). A partir daí, vão elaborar a peça levando em consideração os objetivos dela.

Por exemplo: se você precisa de um armário exclusivamente para roupas, ele pode ser de um jeito. Mas, se quer que o mesmo móvel seja para roupas e calçados, ele será desenvolvido para essa nova necessidade.

Armário e mesa planejada em quarto infantil

No Medley Nature, alguns móveis são planejados, como o armário e a mesa da suíte infantil

3- Personalização

O móvel planejado é altamente personalizável, afinal ele é feito desde o início, adequado à sua necessidade.

Ou seja, além de medidas e funcionalidades, o item pode ter cores, acabamentos e detalhes que você quer, tanto para deixá-lo com a sua cara quanto para se conectar de forma harmônica com o restante da decoração.

4- Materiais com mais qualidade e durabilidade

Geralmente, os móveis prontos são feitos de MDF, um material mais econômico e de menor qualidade.

No caso dos itens planejados, você pode escolher o material a ser usado. Mas nesse caso, é mais comum optarem por MDP, que é um material mais resistente e durável.

 Espaço home office com estantes, cadeira, mesa e ampla visão do lado de fora do apartamento

Móveis planejados no espaço home office fazem a diferença, já que é um dos locais onde você pode passar longas horas do dia. Esse é um exemplo da cobertura duplex decorada do Medley Nature, que une conforto e design.

5- Melhor custo-benefício

Você deve estar se perguntando: “mas tudo isso não deixa o móvel mais caro?”. A resposta é sim.

Mas, móvel é algo que compramos e desejamos ter por muitos e muitos anos. Principalmente um planejado, que já é feito do jeitinho que você quer.

Então, pensando que esse item é perfeito para o ambiente, tem tudo a ver com você, tem alta durabilidade e será utilizado por muito tempo, o custo-benefício compensa.

6- Valoriza o imóvel

Se unir tudo o que já falamos, inclusive o alto valor, o imóvel certamente será valorizado. Afinal, ele se torna único e exclusivo.

3 desvantagens de ter móveis planejados

Não são só vantagens que os móveis planejados oferecem. Confira alguns dos pontos negativos abaixo.

1- Não é versátil

A principal desvantagem é que, como o móvel planejado é feito com especificidades, mudar ele de lugar pode ser uma dificuldade, pois pode não ter o tamanho ideal para o novo local, a funcionalidade não atenda o necessário ou tenha qualquer outra característica que agora não faz sentido no novo espaço.

Quarto com escrivaninha e mesa planejadas, bem especificas para o local

A escrivaninha e a mesa estão perfeitas neste quarto. Mas encaixá-las em outro espaço pode não ser fácil

2- Maior custo

Como dissemos, ele é mais caro que móveis produzidos em série. Se o preço for causar problemas nas suas finanças, ele pode não ser a melhor opção.

3- Maior tempo de entrega

Como eles são produzidos sob medida, você não terá seu móvel tão rapidamente. Se isso impactar o seu planejamento, também vale rever esta alternativa.

Veja também no blog da MDL:

Continue lendo
De acordo com o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de...
Leia mais
Muitos dizem que a terceira idade é a melhor fase da vida....
Leia mais
Incorporadora, construtora, empreiteira… Quem não está acostumado com a construção civil, se...
Leia mais