Como mobiliar um apartamento pequeno?
É fundamental levar em consideração quantas pessoas vão morar no imóvel e quais são as prioridades de cada um, para aproveitar ao máximo o espaço de cada cômodo, deixando a casa organizada, funcional e de forma que pareça mais ampla.
Existem duas regras básicas para pequenos ambientes: a primeira é escolher cores claras na base da decoração e caprichar no colorido dos acessórios. A cor clara nas paredes também valoriza as dimensões, e o mesmo vale para cortinas, tapetes e todos os móveis. Os tons escuros acabam deixando a impressão de que o espaço é menor. Mas isso não significa que não possam ser usados. Uma ideia é optar por um móvel ou objeto, como almofadas ou quadro, ou, ainda, pintar uma das paredes de uma cor mais viva.
A segunda regra é incluir na decoração do apartamento espelhos, utensílios, objetos e móveis com transparência, como vidro e acrílico. Esses objetos criam “pontos de luz” e ampliam o espaço. Em uma parede inteira, o espelho na vertical ou na horizontal tem o poder de dobrar a profundidade de um ambiente.
Na hora de escolher os móveis, invista naqueles com mais de uma funcionalidade: sofás-camas ou futons, que podem servir como guarda-tudo, mesinhas laterais que se tornam mesas de jantar e estantes que dividem os ambientes.
Outra dica é optar por armários que são mais altos do que largos ou, ainda, investir nas prateleiras, as principais companheiras quando se trata de economizar espaço, seja qual for o cômodo a ser mobiliado.
Quanto à iluminação, se o apartamento for pequeno e tiver um pé-direito baixo, a recomendação é não rebaixar o forro de gesso, pois pode dar a impressão de o espaço ser ainda menor.
Com essas dicas em mãos, tome nota de como aproveitar ao máximo cada ambiente do apartamento e deixá-lo mais agradável e funcional para o dia a dia:
Na cozinha
- Cozinhas americanas são boas soluções para dar amplitude. Elas permitem integração com outros cômodos da casa e deixam o local mais arejado.
- Móveis modulares garantem melhor aproveitamento de cada centímetro. Opte por peças até o teto para acomodar maior quantidade de itens e não acumular poeira.
- Se a sua cozinha for integrada à sala, invista em armários com linhas retas, sem puxadores e da mesma cor da parede.
- Ganchos e suportes de parede conferem estilo e permitem pendurar panelas, além de outros acessórios, como conchas, espátulas e porta-condimentos, para ter tudo ao alcance das mãos.
Na sala
- Evite conjuntos de sofás grandes, pois, além de comprometerem o espaço, bloqueiam a circulação no cômodo.
- Poltronas trazem charme à decoração e ajudam a dar amplitude ao ambiente.
- Se o apartamento tem um dormitório, o sofá-cama pode ser uma boa opção para acomodar visitas.
- Painel de parede ou rack com pouca profundidade são os mais indicados para colocar a TV e organizar os eletrônicos.
- Escolha cortinas claras, de linha ou voil, para dar a sensação de um pé-direito maior.
- Para aumentar visualmente o espaço, tenha um tapete com listras verticais, que trará mais amplitude.
Nos dormitórios
- Closets ou armários planejados são a melhor solução e para aproveitar cada centímetro do cômodo com perfeição.
- Gavetas na cama ajudam muito na hora de organizar o quarto e poupar espaço.
- Use arandela em vez de luminárias sobre o criado-mudo, para acomodar livros, relógios e até pequenos mimos de decoração.
- Fixe a TV no armário.
Nos banheiros
- Portas de correr otimizam espaço na hora de serem abertas. Isso vale para portas de gabinetes, do box e até mesmo a porta do banheiro.
- Prateleiras pequenas e nichos nas paredes ajudam a manter as coisas mais organizadas.
- Cestos ou caixas organizadoras são ótimos aliados para guardar objetos e servir de decoração.
Na sacada
- Tenha mesa e cadeiras dobráveis para receber os amigos, tomar um café ou relaxar.
- Futons, rede ou almofadas no chão são uma boa pedida para quem quer transformar a varanda num espaço de meditação, leitura, para curtir a paisagem ou descansar após um dia cansativo.
- Plantas com vasos grandes ficam muito bem no chão. Para varandas pequenas, invista no jardim vertical, com pequenos vasos em prateleiras de madeira ou aparadores.
- Quadros, pôsteres e objetos decorativos garantem um visual diferenciado e valorizam o ambiente.