Blog
mãe praticando mindfulness com sua filha
Dicas

5 Brincadeiras para praticar mindfulness com as crianças

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre mindfulness, certo? Mais do que uma simples prática, ele é uma filosofia de vida que proporciona uma atenção plena e consciente do nosso presente, de nossa existência e do exato momento que estamos vivendo.

O mindfulness surgiu devido a diversas constatações que revelaram que nosso cérebro pode gastar muito tempo precioso com distrações externas e acabam tirando a concentração. Um estudo conduzido pela Universidade de Harvard mostrou que gastamos 47% do tempo em que estamos acordados com distrações.

Com isso, o mindfulness procura trazer atividades que resgatem nosso interesse para aquilo que estamos executando naquele exato momento, privando a mente de escapar diante destas distrações, o que acaba aumentando muito nossa produtividade, a atenção como um todo e nos permite sermos mais conscientes de como estamos nos relacionando com as pessoas ao nosso redor e o mundo.

Porém, muitos acabam tendo a impressão de que isso se trata de uma filosofia aplicada exclusivamente na vida de adultos, com inúmeras responsabilidades diárias e que precisam saber como direcioná-las durante seus dias, o que é uma percepção equivocada. O mindfulness é uma filosofia ideal para começar a ser aplicada na vida de crianças e adolescentes, podendo trazer inúmeros benefícios conforme eles irão crescendo e se desenvolvendo.

Nosso artigo de hoje irá explorar mais sobre como a prática do mindfulness pode afetar positivamente a rotina destas crianças e também apresentará 5 brincadeiras essenciais para aplicar estes conceitos de uma maneira simples, criativa e divertida, além de promover um momento de união entre você e seus filhos.

Vamos lá?

 

CHEIRE E CONTE

Brincadeira cheire e conte

Nossa primeira brincadeira é uma atividade que se mostrou muito eficiente no combate à ansiedade em crianças e adolescentes. O “Cheire e Conte” basicamente consiste em entregar à criança um objeto com um aroma muito forte e característico, como um ramo de alecrim ou uma barra de sabonete, por exemplo.

Em seguida, peça para que a criança feche seus olhos, descreva o cheiro que está sentindo e, consequentemente, como esse cheiro a faz sentir — sempre reforçando a necessidade de concentração no aroma e nos sentimentos causados.

O mindfulness é uma ferramenta muito poderosa na criação de crianças, ajudando-as a desenvolver um autocontrole sobre suas emoções e desenvolvendo sua inteligência emocional.

Este exercício, alinhado em momentos de crises de ansiedade, pode ajudar a fazer com que seu filho comece a racionalizar sobre o que está sentindo e procurar caminhos que ajudem a mudar rapidamente isso, trazendo a calma e concentração de estar focado em um aroma prazeroso.

 

O QUE VOCÊ ESCUTA?

brincadeira o que você escuta?

O mindfulness também é um ótimo exercício para treinar a observação e capacidade de raciocínio das crianças. Com a brincadeira “O que você escuta?”, irá precisar separar 10 objetos comuns que emitam sons próprios, como um apito, por exemplo.

Depois, coloque uma venda nos olhos da criança e comece a tocar cada objeto, emitindo seus sons um por um, de maneira separada. Ao finalizar, comece a tocar um por vez e pergunte “o que você escuta?”, para que a criança descreva o objeto que está ouvindo sem ver.

É importante reforçar que, caso esteja com mais de uma criança, esta atividade não é uma competição, mas um exercício em que estão treinando suas percepções e sentidos.

 

O SOM DO SILÊNCIO

crianças praticando meditação

Este exercício procura treinar a concentração e a capacidade da criança de ficar em silêncio absoluto. Para fazê-lo, precisará tocar o som de algum instrumento continuamente, até que pare por completo após alguns minutos.

Logo quando acabar, a criança — que estará de olhos fechados e em silêncio para focar sua atenção no som — irá levantar a mão para dizer que o som acabou, o que pode não ser necessariamente verdade caso ela não esteja concentrada totalmente no objetivo da brincadeira.

Por isso, procure tocar instrumentos de grande vibração, como sinos ou uma tigela tibetana, que fazem barulho graves e duradouros, assim elas terão um reforço constante do barulho, mesmo quando já estiver parado. Até dissipar-se, poderá levar alguns minutos e a criança precisa estar atenta para saber quando de fato aconteceu.

 

BOLETIM METEREOLÓGICO

Criança com os olhos fechados

Buscando fazer um paralelo entre as emoções e o clima, esta brincadeira procura ensinar mais sobre todos os estados emocionais que podemos ter em um único dia. E, assim como o tempo, também podem ter diversas mudanças meteorológicas.

Para brincar, sente-se com seu filho em uma posição confortável, peça para que feche os olhos e pergunte sobre como ele se sente naquele exato momento. Depois, estabeleça paralelos entre algumas emoções e as condições do tempo que já estejam acostumados e pergunte “qual clima está fazendo dentro de você agora?”.

Para facilitar, associe estados felizes com um sol brilhante e caloroso, assim como estados mais tristes com chuvas ou tempestades. Use sua criatividade para criar estes paralelos e trazer para mais perto da realidade que estão acostumados.

 

OBSERVE COMO UM DETETIVE

Mãe observando filhos brincar

Focando em desenvolver a concentração da criança, esta brincadeira também precisa que ela esteja quieta e em completo silêncio. Mas agora, seus olhos precisam estar abertos e atentos, como um verdadeiro detetive.

Com um tempo programado de 30 segundos, peça para a criança observar detalhadamente um determinado cenário da sua casa, inclusive coisas pequenas e aparentemente sem importância, como uma vela queimando ou uma torneira semiaberta.

Depois, peça para que ela feche os olhos e fique na mesma posição. Vá ao cenário e modifique algo de maneira sutil. Agora, peça para que abra os olhos novamente e observe atentamente o cenário para notar se algo mudou.

Gostou do nosso artigo? Temos outras publicações à sua espera em nosso blog!

 

Veja também:

 

Clique aqui e conheça tudo o que preparamos para você ficar por dentro das últimas novidades do mercado imobiliário, assim como dicas de decoração e muito mais!

Continue lendo
É chegado aquele momento do ano, a declaração do Imposto de Renda....
Leia mais
Hora daquela receita especial para o Dia dos Namorados. Vocês planejam a...
Leia mais
Apartamentos, de maneira geral, não costumam ser associados diretamente com uma área de convívio. Normalmente pensadas para...
Leia mais