Blog
melhor momento para comprar um imóvel
Mercado Imobiliário

Por que agora é um dos melhores momentos para comprar um imóvel?

O mercado imobiliário brasileiro está em um ótimo momento de maturidade. Para alguns especialistas, tudo indica que agora é a hora ideal para compra do seu imóvel, levando em conta vários fatores além dos preços descontados. 

Vamos falar hoje de quais são os fatores que mostram o porquê de agora ser um ótimo momento para este investimento. 

 

Cenário econômico favorável

Segundo a pesquisa feita pelo Banco Central, 2019 começou com a projeção de crescimento de fatores que influenciam positivamente o mercado imobiliário, tornando a aquisição de um imóvel totalmente favorável para seu comprador. Alguns são: 

  • Crescimento do PIB (Produto Interno Bruto); 
  • Controle da inflação; 
  • Diminuição das taxas de juros; 
  • Facilidade para obtenção e elevação do crédito imobiliário;  
  • Aumento de imóveis a serem comercializados; 
  • Lançamento de novos projetos por meio de construtoras. 

 

Recuperação do mercado 

Esse cenário causa uma recuperação no mercado imobiliárioSegundo o Raio-X FipeZap, que calcula o perfil da demanda por imóveis nacionalmente, o número de apartamentos vendidos com desconto em relação ao preço anunciado se manteve alto, em 70%, ao longo do primeiro semestre de 2019. O percentual de negociação aumentou levemente em meses recentes, fechando julho em 13%. 

Paralelamente, a procura se manteve na máxima da série histórica, iniciada em 2014. Isso leva a crer que os preços podem começar a subir. Entre os que se declararam compradores no Raio-X Fipezap, a maior parte manteve o 

interesse por imóveis usados, percentual próximo do teto da série histórica, com 65% de um total de 66%. Em termos de objetivos, o interesse em utilizar o imóvel adquirido para moradia passou de 64% para 67%  também o maior patamar da série histórica  superando o interesse na aquisição do imóvel como forma de investimento com 33%, seja para revenda ou aluguel. 

Pelos números, podemos ver que o interesse em imóveis residenciais aumentou, porém isso não quer dizer que com a elevação da demanda, a oferta ficou mais cara. Os preços dos imóveis ainda não reagiram à melhora da procura e estão estáveis há dois anos 

No mercado de imóveis usados, os vendedores estão mais dispostos a conceder desconto para não perder a vendaA redução média entre o valor pedido inicialmente pelo vendedor e o preço fechado na hora da venda de imóveis residenciais na Grande São Paulo pode chegar na casa dos 12%. 

 

Queda nos custos de financiamento 

O financiamento, principalmente com prazos curtos, também está mais atraente. Linhas de crédito tradicionais, em geral indexadas à TR, têm juros próximos das mínimas históricas. E novas modalidades, como a atrelada ao IPCA, passam a ser uma oportunidade única de financiamento a preço baixo. 

A taxa de juros anunciada parte de 2,95% + IPCA — para quem tem relacionamento com a Caixa —, podendo chegar a 4,95% + IPCA. Considerando a expectativa para a inflação em 3,71% em 2019, os juros no primeiro ano fica em até 8,66%  abaixo dos 9,75% da outra linha oferecida pelo banco. Ou seja, quem tem chance de quitar o imóvel em poucos anos pode se beneficiar e muito dessas taxas. Ou mesmo garantir seu primeiro financiamento na melhor taxa possível. 

 

Boa opção de investimento

O mercado imobiliário ainda está com preços estáveis nos últimos anos, como vimos. E por isso, investidores com um perfil mais conservador podem apostar em imóveis para aluguel. A compra de um imóvel e o consequente aluguel podem render 0,30% ou 0,50% ao mês, uma ótima opção de renda. Além disso, com a recuperação do mercado, o investidor ganha a valorização do imóvel. Mas importante: aposte nessa ideia se você prefere opções de investimento mais conservadoras, a longo prazo. 

E você? Já está pronto para comprar um imóvel no melhor momento possível? Conte conosco para apoia-lo nesta jornada! 

 

Veja também: 

Por que Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados de SP 

5 parques em São Paulo para você visitar 

Continue lendo
Um dos principais bairros da Zona Oeste carioca, Jacarepaguá se trata de...
Leia mais
Não é à toa que o Recreio dos Bandeirantes tenha se tornado um...
Leia mais
Antecipar o futuro não é tão complicado quando falamos do mercado imobiliário....
Leia mais