Blog
Os Arcos da Lapa vistos em segundo plano. Em primeiro plano, há uma praça. Também é possível ver ao fundo a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Dicas

Conheça a Lapa, principal bairro boêmio e vibrante do Rio de Janeiro

Morar na Lapa é morar em um bairro histórico, bem localizado e, principalmente, vibrante.

Histórico porque desde o século passado é um atrativo dos turistas brasileiros e estrangeiros, seja pela sua vida noturna agitada ou pelos fascinantes pontos turísticos.

É bem localizada pois está próxima do Centro do Rio de Janeiro, onde encontram-se grandes empresas. Alternativas de lazer, cultura e gastronomia é o que não falta!

E é vibrante porque é a principal região boêmia do Rio de Janeiro, devido a grande variedade de bares, casas e restaurantes. Ou seja, a Lapa é um dos melhores lugares para curtir a noite carioca.

Neste artigo você vai saber um pouco mais da história do bairro da Lapa. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse bairro apaixonante?

HISTÓRIA DO BAIRRO

O bairro leva este nome em homenagem à Nossa Senhora da Lapa do Desterro. O batismo ocorreu em 1751, mas a sua ocupação só veio em 1808 com a vinda da família real.

Uma curiosidade da Lapa é que o bairro sofreu algumas modificações visuais e arquitetônicas durante o início do século passado – bem como toda a cidade. Ruas largas, árvores plantadas… isso tudo renovou a “cara” do bairro e deixou as marcas do período colonial para trás.

Sobre a vida noturna, é bem verdade que nem sempre ela foi tão procurada assim. As noites na Lapa acompanham o cenário político e econômico brasileiro. Por exemplo: até meados dos anos 1960, era o reduto de artistas, pensadores, políticos e celebridades. Depois, durante os anos 60 e 70 teve sua decadência. E só voltou a ser agitada depois dos anos 80.

Aliás, algumas personalidades não só frequentavam a vida noturna do bairro, como também moravam nele. Machado de Assis, Heitor Villa-Lobos, Ziraldo, Carmem Miranda e Jorge Amado chegaram a viver na Lapa. Quem sabe você não é o próximo, não é mesmo?

PONTOS TURÍSTICOS

Vamos começar falando sobre aquilo que normalmente é mais indicado você fazer durante o dia: conhecer os pontos turísticos da Lapa.

Arcos da Lapa

Uma fotografia que ilustra o bairr da Lapa no Rio de Janeiro

Os Arcos da Lapa, também conhecido como Aqueduto da Carioca, é parada obrigatória para quem vai ao Rio de Janeiro. É um dos cartões-postais da cidade.

Eles foram construídos no século XVIII com o objetivo de transportar água do Rio Carioca para o Morro de Santo Antônio. Hoje, além de ponto turístico, também serve de passagem de bondinho.

Escadaria Selarón

Uma fotografia que ilustra a escadaria Selarón no Rio de Janeiro

A Escadaria também é outro cartão-postal que está localizado na Lapa. Ela é um mosaico com mais de 2 mil azulejos coloridos. Jorge Selarón, artista chileno, é quem deu cor e vida à escadaria.

VIDA NOTURNA

Como já dissemos, a Lapa é um bairro boêmio e vibrante, especialmente pela quantidade de opções para curtir a noite. Conheça três lugares especiais da região:

Lapa 40 graus

Uma fotografia que ilustra o um grupo de pessoas numa festa no bairro da Lapa no Rio de Janeiro

Começamos justamente com uma casa que tem, nada mais, nada menos que rodas de samba e gafieira. E mais: a decoração é de futebol, praia, samba.

O local também recebe shows – inclusive de outros estilos musicais – e conta com mesas de sinuca para as pessoas se divertirem. E é claro: há deliciosos drinks e comidas.

Rio Scenarium

Um dos mais famosos locais da cidade, o Rio Scenarium já foi eleito pelo jornal inglês The Guardian como um dos 10 melhores bares do mundo!

O local é um casarão do século XIX e conta com diversos espaços, cada um com decoração específica.

Circo Voador

O Circo Voador é uma das casas de show do Rio de Janeiro. Por ele, já passaram: Chico Buarque, Gilberto Gil, Os Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Franz Ferdinand, Aurora, Nightwish e muito mais.

APARTAMENTO NA LAPA

Não tem como não se encantar com a Lapa. Se quiser viver 24 horas nesse glamouroso bairro, temos a solução para você!

Urban Boutique Apartments

Uma fotografia que ilustra a piscina do Urban Boutique

Foto da área da piscina

O Urban Boutique Apartaments é mais que uma moradia, é um estilo de vida

Uma fotografia que ilustra o espaço gourmet do empreendimento Urban Boutique

Foto do Espaço Gourmet

Ele oferece praticidade para o seu dia a dia com espaço home office e lavanderia, e tem uma área de lazer completa com piscina, churrasqueira, espaço fitness, espaço gourmet e outros diferenciais.

Uma fotografia de um espaço para home office

Foto do espaço home office

Os apartamentos são de 35 a 69 m², com 1 e 2 quartos e já estão prontos para morar

Uma fotografia que ilustra um apartamento mobiliado Urban Boutique

Perspectiva ilustrada de um dos apartamento

O que achou do nosso artigo?

Não deixe de acompanhar o blog da MDL para ficar por dentro de todas as publicações que preparamos para você!

Veja também no blog da MDL:

 

 

 

Continue lendo
Muitas pessoas têm o sonho de ter cinema na própria casa, mas...
Leia mais
Com o passar do tempo, as cidades se modificam, se desenvolvem e...
Leia mais
Comprar um imóvel é sempre um momento importante e que requer todo...
Leia mais