Blog
Dicas

3 Dicas para criar um jardim vertical dentro do apartamento

Trazer um pouco de verde para a rotina de uma cidade grande tem sido um desafio para seus moradores. Com o afastamento das plantas, flores e árvores, as áreas urbanas sofrem depois de anos de um crescimento desenfreado.

Foi dessa maneira que os jardins verticais ganharam cada vez mais espaço na cidade/área urbana.  Uma solução prática e inventiva que já era aplicada por grandes nomes do paisagismo mundial, como Burle Marx, eles foram aprimorados pelas técnicas do professor ebotânico francês Patrick Blanc.

Após uma viagem pela Tailândia com alguns de seus alunos, Blanc percebeu que plantas são compatíveis com quaisquer tipos de superfícies, desde que recebam água e luz do sol suficientes. Assim, ele decidiu criar o primeiro jardim vertical moderno em seu apartamento em Paris, o que significa que você também pode ter um em seu lar

Separamos algumas dicas importantes para você começar a criar e desenvolver, dentro ou fora de casa, o seu próprio modelo, trazendo mais vida e cores para qualquer ambiente.

1. PLANTE ESPÉCIES DE ACORDO COM O LOCAL

Seu jardim vertical pode abrigar diversos tipos de plantas diferentes. Contudo, é importante frisar que sua ideia pode – e deve – sempre variar seguindo o local onde você pensa em desenvolvê-lo.

Isso acontece porque alguns locais recebem mais luz solar do que outros, um fato que auxilia ou afeta no desenvolvimento das espécies. Você pode cultivar qualquer tipo de planta desde que estejam no local mais adequado e tenham espaço o suficiente para que suas raízes desenvolvam-se.

Do lado de fora, você pode plantar até mesmo árvores, mas as mais famosas sempre serão as samambaias e peperômias. Já na parte de dentro, é possível aproveitar e investir em uma pequena horta, com pequenos ramos de manjericão, hortelã, pimenta, capim limão e muito mais.

2. USE ESTRUTURAS COMPARTILHADAS PARA OTIMIZAR SEU JARDIM

A maioria das pessoas que começa a fazer um jardim vertical, não procura fazer de forma arrojada, e sim, como um meio simples de trazer mais verde para o lar. Se esse é seu caso, uma boa dica é utilizar longos vasos verticais, que podem ser feitos de PVC, cerâmica ou até mesmo outras sustentações de concreto.

Isso faz com que possa otimizar os recursos na hora de construir seu jardim, plantando as espécies em um mesmo local sem precisar comprar um vaso para cada uma. Permitindo assim que você combine essas texturas com outros materiais e deixe seu jardim ainda mais especial!

Na hora de montá-lo, pense em criar uma mistura interessante visualmente para o entorno, formando um contraste entre o metal e o verde. Uma opção para a sustentação é utilizar telas de madeira e cabos de metal, montando assim, um jardim forte o suficiente que aguenta o montante de água com uma vazão igualitária para todas as plantas.

3. MUITO CUIDADO COM O JARDIM DO SEU APARTAMENTO

Ter um jardim vertical não requer apenas o cuidado de hidratar suas plantas e mantê-las saudáveis. Os vasos precisam ser checados constantemente para evitar que fique água parada. O popular mosquito da dengue, Aedes Aegypti, surge quando não tomamos este cuidado, sendo bem frequente em épocas de muito calor e transmite essa grave doença.

Além disso, é necessário tomar cuidado com a localização das plantas que possam ser tóxicas. Crianças pequenas, assim como cachorros e gatos, podem instintivamente pegar ramos ou folhas direto do chão, levando-as na boca ou mordendo alguma parte. Pois, uma vez ingeridas, podem resultar em doenças e/ou até mesmo em casos de envenenamento.

Essas foram algumas dicas que separamos para te ajudar a dar início à uma vida mais saudável ao montar um jardim vertical no seu apartamento

Gostou? Tem mais conteúdo chegando aqui em nosso blog! Não deixe de acessar e nos acompanhar para não perder nenhuma novidade!

Aproveite e leia também:

Aprenda a fazer uma horta funcional no seu apartamento

Decoração sustentável: saiba mais sobre essa tendência

Continue lendo
A Taxa Selic, como é conhecida a taxa básica de juros da...
Leia mais
Montar o seu próprio home office não é uma missão tão complexa...
Leia mais
Como todos sabem, o Rio de Janeiro abriga muitas maravilhas por suas...
Leia mais