Blog
Duas pessoas conversando sobre projeto de empreendimento
Decoração, Mercado Imobiliário

Incorporadora: o que é e qual a diferença para construtora, empreiteira e imobiliária

Incorporadora, construtora, empreiteira… Quem não está acostumado com a construção civil, se depara com algumas empresas com funções diferentes e não entende o papel de cada uma.

Nesse artigo, vamos esclarecer a atuação de uma incorporadora imobiliária, como a MDL, e os papéis das construtoras, empreiteiras e imobiliárias, para entender e distinguir todas elas.

O que é uma incorporadora imobiliária?

A incorporadora imobiliária é a empresa responsável por todo o projeto do empreendimento, desde a identificação de oportunidade até a comercialização.

Funções da incorporadora

Conheça as principais funções de uma incorporadora:

Analisar o mercado

O primeiro passo da incorporação é identificar oportunidades e tendências e estudar uma região para construir o empreendimento, entendendo público, concorrência e outros detalhes mercadológicos.

Comprar terreno

Adquirir um espaço para incorporar empreendimento não é só avaliar valores e metragem. É preciso conhecer mais detalhes técnicos, como tipo de solo e topografia. Nessa fase, também é necessário acertar o financiamento.

Realizar Estudo de Massa

Esse é o momento em que profissionais especializados calculam e definem: altura máxima do projeto, tamanho e quantidade de apartamentos, área máxima de construção e outras limitações físicas.

Definir projeto

Depois de definir a parte exata do empreendimento, é decidida a identidade dele. Por exemplo: conceito, padrão construtivo, modelo de arquitetura e áreas de lazer.

Definir valores comerciais

Etapa em que define os valores de tudo que envolve custo. Ou seja, construção do empreendimento, preço de cada apartamento, verba para campanha de marketing, etc.

Obter viabilizações legais

Projeto definido e com terreno comprado? Hora de ir atrás da documentação para poder iniciar as obras.

Entre outros comprovantes e registros, para incorporar um empreendimento, é necessário ter o Alvará de Construção e Registro de Incorporação (RI).

O primeiro documento é a aprovação da prefeitura municipal para a construção; o segundo é a garantia de que o projeto está de acordo com a lei e as unidades podem ser comercializadas.

Iniciar construção e vendas

Após a emissão dos documentos, a incorporadora imobiliária já pode por as unidades à venda e começar as obras do projeto.

Detalhe: a incorporadora não constrói efetivamente o empreendimento. O papel dela aqui é contratar uma construtora e administrar as obras.

Entregar chaves

Momento mais esperado por todos, inclusive pelos moradores. Nessa etapa, também é realizada a assembleia de condomínio, onde acontece as matrículas dos imóveis e seus respectivos registros no cartório.

Três pessoas conversando sobre projeto imobiliário

É a incorporadora que define a identidade e conceito do empreendimento

O que é construtora, empreiteira e imobiliária?

Agora que entendemos o que é a incorporadora imobiliária, vamos conhecer o que é construtora, empreiteira e imobiliária para conseguir diferenciar suas funções.

Construtora

A construtora é a empresa que constrói um empreendimento. Mas isso não quer dizer que o trabalho é simples. Dentro da construção, há várias etapas e riscos, e tudo isso é responsabilidade dela, principalmente a qualidade do física.

Para ser uma construtora, é necessário possuir registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). E, claro: os técnicos da empresa também precisam estar registrados no órgão.

Funções da construtora

  • Definir mão de obra;
  • Comprar materiais;
  • Comprar ou alugar máquinas;
  • Garantir segurança da mão de obra;
  • Edificar o empreendimento;
  • Garantir entrega com qualidade no prazo acordado;
  • Testar qualidade da obra;
  • Garantir o uso seguro do empreendimento;
  • Fornecer garantia do imóvel;

Muitas pessoas acabam confundindo os papéis de incorporadora e construtora. Além de não saber exatamente as funções de cada uma, um dos motivos que leva a isso é o fato de que existem empresas que são incorporadoras e construtoras.

Profissionais conferindo planta de empreendimento

Construtora é a empresa responsável pela execução física da obra

Empreiteira

As empreiteiras também participam da construção de um empreendimento, mas a diferença dela para a construtora é que elas fazem serviços menores nas obras, sendo auxiliares do projeto.

Dessa forma, geralmente são contratadas pelas próprias construtoras e os profissionais seguem as orientações dos engenheiros e arquitetos da empresa contratante.

Alguns serviços de menor porte na construção civil

  • Revestimento;
  • Instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas;
  • Instalação de equipamentos.
Profissional verificando a instalação de elevador

Um dos serviços habituais das empreiteiras é a instalação de elevadores

Imobiliária

Esse talvez seja o segmento mais conhecido pelas pessoas. A imobiliária nada mais é que uma “loja” que compra, vende, aluga e administra imóveis. São facilitadoras nas negociações entre vendedor e comprador e auxiliam em questões burocráticas.

E a pessoa que facilita é justamente o corretor de imóveis, que precisa ser credenciado pelo CRECI (Conselho Regional de Imóveis) – assim como a imobiliária.

Além de orientar, apoiar e trazer segurança aos negócios, o profissional de corretagem deve avaliar imóveis, buscar novas unidades para comercialização, providenciar documentos e até administrar condomínios

Alguns serviços da imobiliária:

  • Pesquisar imóvel para o cliente;
  • Orientar o cliente;
  • Intermediar negociações;
  • Auxiliar nas burocracias;
  • Avaliar imóveis.
Casal recebendo a chave de imóvel

As imobiliárias não têm ligação e nem se responsabiliza com a construção do empreendimento

MDL Realty: incorporadora imobiliária

Agora que você conhece a diferença dos segmentos da construção civil, ficou mais claro a atuação da MDL, né?

Incorporar um imóvel é um processo complexo e com diversos desafios. Por isso, é fundamental ser experiente e contar com profissionais capacitados.

Há 15 anos no mercado, a MDL Realty conta com uma equipe altamente qualificada e parcerias de confiança para que você possa comprar seu apartamento ou sala comercial com segurança e tranquilidade.

Conheça nossos empreendimentos de São Paulo e Rio de Janeiro e entre em contato com os corretores clicando no botão de enviar mensagem.

Veja também no blog da MDL:

Continue lendo
Construir e reformar um imóvel não é tarefa simples. Há diversos itens,...
Leia mais
Quando moramos em um condomínio, somos parte de um todo. Ou seja,...
Leia mais
Sacada, varanda e terraço. Três espaços que têm suas semelhanças, mas são...
Leia mais