Blog
Mulher sentada em frente a formulários utilizando lápis e calculadora.
Mercado Imobiliário

Querendo financiar dois imóveis ao mesmo tempo? A gente mostra como!

O financiamento ainda é uma das maneiras mais populares de se comprar um imóvel no país. Porém, será que é possível financiar mais de um imóvel ao mesmo tempo?

A resposta é sim! Desde que você comprove condições de arcar com os dois financiamentos, não há empecilho nenhum para isso. Esta pode ser uma excelente alternativa para quem compra imóveis para fins de investimento ou para aumentar o patrimônio.

Neste artigo, vamos explicar melhor sobre tudo isso. Continue lendo:

O procedimento é igual

Na hora de realizar seu segundo financiamento, o procedimento é igual ao primeiro, segundo… O passo a passo, documentos necessários e regras são iguais para todos os casos. É preciso apenas ficar atento para não comprometer sua renda e assumir uma dívida que não vai poder arcar.

Além disso, vale a pena tentar realizar seu financiamento na mesma instituição financeira onde fez o seu primeiro, não só porque você já possui um histórico de crédito no local, mas também evita o trabalho de negociar as condições em lugares diferentes.

Celular com o logo do FGTS ao lado de uma Carteira de Trabalho.

Mesmo que já o tenha feito, você também pode usar seu FGTS na compra de outro imóvel.

Você pode usar seu FGTS

Mesmo que tenha utilizado o seu FGTS no primeiro imóvel financiado, você ainda tem direito a usá-lo em seu segundo financiamento. Porém, além de garantir que possui o recurso, também é preciso ficar atento a alguns detalhes.

O teto do valor do imóvel para esta modalidade é de R$ 1,5 milhão;

Deve ser um imóvel em uma área urbana e sua finalidade deve ser residencial;

O imóvel deve ser avaliado e considerado habitável e sem problemas de construção;

Ele deve ter sido regularmente registrado em cartório de registro de imóveis sem nenhuma pendência;

Se o imóvel adquirido anteriormente foi com recursos do FGTS, é preciso esperar no mínimo 3 anos para que ele possa ser adquirido desta maneira novamente.

Como proprietário, você também deve cumprir alguns requisitos:

Você deve ter contribuído para o FGTS com carteira assinada por no mínimo três anos. A boa notícia é que não precisam ser anos consecutivos e nem na mesma empresa;

Este imóvel não pode ser localizado na mesma cidade ou região metropolitana que o seu primeiro imóvel ou seu local de trabalho.

Você não pode ter outro financiamento ativo no Sistema de Financiamento Habitacional (SFH), como o Minha Casa, Minha Vida.

Vale lembrar que estas restrições valem apenas caso você queria usar seu FGTS. Caso contrário, fique tranquilo quanto a isso!

O momento é propício

A taxa Selic, embora venha crescendo, ainda está em um dos patamares mais baixos da história. É improvável que seu valor influencie nos juros de financiamento de imóveis. Por isso, este é um bom momento para investir em imóveis.

Financiar dois imóveis não só é possível, como é perfeitamente alcançável: basta ter planejamento financeiro e saber escolher bem onde investir seus recursos.

Quer uma dica de onde você pode começar a procurar seu segundo imóvel? Dê uma olhada na seção de empreendimentos da MDL e descubra sua nova casa!

Veja também no blog da MDL:

Continue lendo
De acordo com o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de...
Leia mais
Muitos dizem que a terceira idade é a melhor fase da vida....
Leia mais
Incorporadora, construtora, empreiteira… Quem não está acostumado com a construção civil, se...
Leia mais