Blog
Espaço Lounge formado por pallets, composto por sofá e mesa de centro
Dicas

Espaço Lounge: o que é e como montar um onde você mora!

Com o isolamento social que vivemos nos últimos anos, decorrente da covid-19, passamos muito tempo dentro de casa. Isso mostrou para nós a importância de termos em casa um espaço especialmente para descansar, se distrair e aproveitar o tempo em família.

E esse espaço é conhecido como lounge.

Mas ele não precisa necessariamente ser um ambiente para aproveitarmos sozinhos ou com a família. Pode muito bem ser um local para reunirmos amigos e curtirmos um bom papo.

Vamos entender melhor o que é o lounge, onde é possível montá-lo e como fazer isso? Continue com a gente!

O que é espaço lounge?

Espaço lounge é um lugar aconchegante e acolhedor na sua casa, em que você pode descansar lendo um livro ou vendo um filme, receber convidados, ouvir música, tomar um drink ou, quem sabe, até meditar.

Você pode pensar “eu já tenho a sala, o quarto para tudo isso”. Mas o espaço lounge se diferencia por ser um ambiente menos impessoal e mais informal que esses cômodos, ideal para relaxar e sair do ritmo acelerado do cotidiano.

Onde montar o seu lounge?

Você pode optar por ter o lounge nas partes internas ou externas da casa.

Interno

É mais comum o lounge ser uma extensão da sala ou ser um cômodo específico.

Externo

Ele pode fazer parte da sacada, da varanda ou até mesmo do jardim. Nesses casos, você precisa se atentar aos materiais dos móveis, pisos e tudo mais que for compor seu espaço, por conta do contato direto com sol e chuva – caso não tenha áreas cobertas.

Mulheres reunidas em casa, conversando e comendo

No seu lounge, você pode convidar seus amigos tanto para tomar drinks a noite quanto para café da manhã ou tarde

Como fazer o lounge?

Como dissemos, o lounge é um lugar em que você deve se sentir confortável. Portanto, é fundamental prezar pelo bem-estar e acomodação.

A decoração do espaço depende das principais atividades que você planeja para o local. Por exemplo: vai ser um ambiente onde ficará lendo com frequência? Então é interessante focar na iluminação, no sofá e almofadas agradáveis.

Ou então, vai ser um espaço para reunir amigos e familiares? Neste caso, o ideal é investir em cadeiras, pufes, caixa de som e mesas baixas para apoiar copos e pratos.

Quer usar o ambiente para meditar? Lembre-se de deixar o local silencioso, um espaço para estender o tapete, apoio para o incenso, difusor, óleos essenciais, música, entre outros itens que motive a sua prática.

E é claro: ter o espaço focado para uma atividade não exclui de podê-lo utilizar para outra. Você pode ter um ambiente para leitura e também para meditação.

O importante de saber as principais atividade do local é justamente para escolher os móveis certos e organizá-los da melhor maneira.

Resumindo: as possibilidades de como fazer seu espaço lounge são infinitas!

Empreendimentos com espaço lounge

Você não precisa necessariamente ter o lounge dentro de casa. Caso opte por morar em apartamento, pode escolher um empreendimento que tenha o ambiente no condomínio.

Abaixo listamos alguns projetos MDL em São Paulo que tem lounge como uma de suas áreas comuns.

Urban Live & Enjoy

Ambiente a céu aberto, com árvores recém-plantadas, cadeiras e mesas

Urban Live-Enjoy é um projeto inovador do térreo à cobertura

O Lounge Bar do empreendimento é um ambiente a céu aberto, decorado com árvores, plantas e pequenos spots de luz. Um espaço moderno para curtir tanto de dia quanto de noite.

Jardim Lisboa

Sala com piano e cadeiras; decoração com madeiras e tons amadeirados

Sofisticação faz parte de todo o Jardim Lisboa

Sinônimo de bom gosto e conforto, o projeto demonstra isso em todas as suas unidades e áreas de lazer, como o Piano Lounge. Localizado na cobertura, o local conta com piano e está ao lado de outros atrativos, como piscina de borda infinita e sky bar.

Jazz Perdizes

Sala com piano, estante de ferro, mesa baixa e sofá

Elegância e contemporaneidade marcam presença no Lounge do Jazz Perdizes

Assim como o Jardim Lisboa, o Lounge do Jazz Perdizes também tem um piano. Mas não é só isso: há uma biblioteca no local. Ou seja, espaço perfeito para quem quer sossego na leitura.

Abaixo listamos um projeto MDL no Rio de Janeiro que tem lounge como uma de suas áreas comuns.

Urban Boutique Apartments

Sala com mesas, cadeiras e decoração natural

Jeito Urban de viver é respirando tranquilidade e bem-estar em todos os ambientes do empreendimento

Com foco no conforto e design, o espaço lounge do projeto é repleto de mesas e cadeiras, para todos os amigos estarem bem acomodados.

Veja também no blog da MDL:

Continue lendo
De acordo com o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de...
Leia mais
Muitos dizem que a terceira idade é a melhor fase da vida....
Leia mais
Incorporadora, construtora, empreiteira… Quem não está acostumado com a construção civil, se...
Leia mais