Blog
entrega de chaves apartamento
Mercado Imobiliário

A hora da entrega de chaves do apartamento chegou!

O momento tão esperado chegou: a entrega de chaves do apartamento está próxima e a ansiedade pode tomar conta de quem vai concretizar este novo sonho. No entanto, alguns detalhes precisam ser seguidos à risca para que nada o surpreenda negativamente. Afinal, ninguém quer ter prejuízos ou se preocupar com coisas que não estavam previstas, não é mesmo? Por isso, o blog da MDL separou algumas dicas para que nada de errado aconteça, confira!

 

Se você mora de aluguel 

O primeiro passo para quem vai desocupar um imóvel alugado é avisar ao proprietário sobre a desocupação, com o prazo anterior a 30 dias da mudança. Entretanto, alguns pontos jurídicos devem ser considerados. Geralmente, os contratos de aluguel têm validade vigente de 30 meses. Logo, é preciso saber se haverá multa pela desocupação do imóvel, caso este prazo seja inferior a esse tempo.   A multa rescisória tem que estar estipulada em contrato, bem como todos os itens acordados no momento do aluguel. Como por exemplo, pintura em ordem, cuidados com instalações elétricas, encanamento e toda e qualquer manutenção, coberta pela lei do inquilinato. Muitos proprietários exigem, inclusive, que seja feita uma vistoria prévia à devolução, justamente para averiguação destes itens fundamentais de conservação. Feito isso, com termo de rescisão e devolução de chaves devidamente assinados, é preciso planejar a mudança!

 

A entrega das chaves de seu apartamento

A expectativa é alta neste momento, seu novo apartamento ficou pronto e as chaves serão entregues. Geralmente quem as recebe é o proprietário. A data é previamente combinada entre as partes e acontece tanto em assembleia quanto pessoalmente, na incorporadora, por exemplo.

chaves de apartamento

Para dar início ao processo de recebimento das chaves do apartamento, é essencial que todos os requisitos estejam em ordem. Fique atento à situação financeira, se seu apartamento foi comprado à vista ou foi financiado, necessita estar tudo disposto em contrato, com a documentação comprobatória, além do termo de quitação. Além disso, a vistoria deve estar concluída e de acordo, pois é neste momento que você verifica se tudo foi construído como o previsto, de acordo com o memorial descritivo do imóvel, junto a um órgão responsável. Caso algum item não esteja em conformidade, a construtora ou incorporadora faz uma nova vistoria para ajustar o que for necessário. Trata-se de uma visita técnica, realizada de forma individual e com a participação de um representante do proprietário e da empresa. Com a vistoria dentro do combinado e a documentação em ordem, é hora de se preocupar com o acabamento. Normalmente, além das chaves identificadas, controles de abertura de garagem e áreas comuns, você recebe também o Manual do Proprietário e toda a documentação de garantia do imóvel.

 

Reparos e pintura do imóvel 

Antes de mudar, é preciso deixar o apartamento inteiramente de acordo com aquilo que deseja. Mas não se desespere, alguns itens podem ser resolvidos mesmo depois que você e sua família estiverem morando no local. No entanto, quem não gostaria de ter um imóvel inteiramente pronto para entrar?  Por isso, veja a possibilidade de acertar a pintura, louças e todos os itens de acabamento antes mesmo de mudar-se. Além disso, a escolha de móveis, o planejamento da decoração também podem ser feitos neste momento do processo.   Não se preocupe em reaproveitar os móveis de seu antigo lar, contar com a ajuda de um decorador ou mesmo aquele amigo que entenda um pouco do assunto pode ser de grande valia.

Veja mais:

 

Mudança em andamento 

Diversas empresas especializadas em mudanças fazem todo o trabalho pesado para você. No entanto, de uma forma mais econômica, você mesmo pode se responsabilizar por encaixotar todos os itens de sua antiga residência. Dica: convide alguns amigos para auxiliar no processo e faça do momento uma grande diversão. Comece pela cozinha, área responsável por grande quantidade de utensílios, vidros e louças. Tome o devido cuidado para que tudo esteja embalado corretamente, afinal, evitar acidentes é fundamental. Se os imóveis forem próximos, que tal levar as coisas aos poucos? Após a entrega das chaves, seu apartamento novo o espera, com a limpeza e todas as instalações em ordem, prontinho para que tudo seja organizado do seu jeito. Lembre-se de verificar todas as regras para mudanças em ambos os imóveis, como por exemplo, horários e dias da semana permitidos e reserva do elevador de serviço. Com todos os itens seguidos à risca, falta somente organizar tudo, chamar os amigos para o open house e aproveitar o imóvel com tudo o que ele tem a oferecer. Gostou do nosso artigo? Temos muitas outras publicações à sua espera em nosso blog!

Confira também:

Continue lendo
Considerado um apartamento de alto padrão, as coberturas vêm sendo mais procuradas...
Leia mais
Morar na Lapa é morar em um bairro histórico, bem localizado e,...
Leia mais
Localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo, o Jardim Prudência...
Leia mais