Blog
Ambiente vintage com poltrona de pé palito, móvel rústico e vitrola
Decoração

Decoração vintage: saiba o que levar em consideração

Se você está em busca de uma nova decoração para sua casa e quer investir em um estilo de personalidade, o vintage pode ser a solução.

Esse tipo de decoração traz um toque nostálgico e romântico ao ambiente, além de também oferecer aconchego e delicadeza.

Se interessou pelo estilo? Então vamos entender melhor o que é vintage!

O que é decoração vintage?

A decoração vintage é feita de móveis antigos. Não existe uma data que determine um item ser vintage ou não, mas compreende-se o período de 1920 a 1980.

Portanto, possuir mobílias vintage não é das missões mais fáceis. Você pode conquistá-las de familiares mais velhos (pais, avós, tios) ou comprar em brechós e antiquários. Na internet também tem várias pessoas vendendo, querendo se desfazer de móveis que já não os interessam mais.

É possível encontrar produtos vintage nas lojas de varejo de decoração? Sim. Mas como dissemos, móvel vintage é um móvel antigo. Então, é incomum ter esse modelo nesses estabelecimentos. O que você também pode encontrar é loja de decoração especializada em produtos antigos.

 Para encontrar móveis vintage, procure por antiquários, brechós e lojas especializadas.

Vintage x Retrô: qual a diferença?

Itens vintage já sabemos que são artigos confeccionados há muitos e muitos anos. Mas e o retrô? O retrô são peças atuais, modernas, mas com design antigo.

Quer um exemplo? As vitrolas de hoje em dia, com caixa de som, entrada USB e tudo mais. Elas são modernas, mas muitas têm o design voltado às do século passado.

E para ser retrô, não precisa estar cheio de tecnologias contemporâneas, como as vitrolas. Mesa de madeira com aspecto rústico e geladeira com linhas arredondadas, se produzidos nos dias de hoje, também são exemplos de itens considerados retrôs.

Resumindo:

Vintage

Decoração vintage é um mobiliário antigo, original da época;

Retrô

Decoração retrô são peças atuais com design antigo.

Sala com moveis antigos, como poltronas e relógio de parede

Parede com tijolos à vista também dão um toque vintage ao ambiente

Características do vintage

Se você optou por ter a decoração vintage na sua casa, veja que aspectos reforçam esse estilo.

Móveis antigos

Como ressaltamos por todo o artigo, ter itens do passado é o que faz a decoração ser vintage. Essa é uma característica fundamental.

Formas arredondadas

Móveis e eletrodomésticos com linhas arredondadas são bastante característicos do estilo vintage.

Cores

Podemos separar as principais cores do estilo em duas categorias:

– Cores vivas (vermelho, laranja e amarelo) e tons pastel (rosa queimado e azul-turquesa).

– Mais do que proporcionar cor ao ambiente, trazem um aspecto futurista, que era presente na decoração da metade do século passado.Cores neutras e tons amadeirados. Se você optar por uma decoração vintage voltada ao rústico, essa paleta é a mais adequada.

 Sala com parede toda vermelha, com móveis em madeira, decoração em tons amadeirados

Parede vermelha, móveis com linhas arredondadas e decoração com tons amadeirados. Três características que reforçam o estilo vintage

Dicas para fazer uma decoração vintage

Agora que já sabe o que é vintage e características que marcam o estilo, confira como você pode decorar a sua casa.

Relíquias

Itens que são bem específicos do século passado, como rádio arredondado, vitrola, máquina de escrever e espelho com moldura grossa, por exemplo, enfatizam o quê vintage.

Papel de parede

Tem poucos itens antigos? Uma opção é focar na parede. Papeis de parede com estampas florais ou formas geométricas são marcos do estilo.

Objetos-chave

Para ter uma decoração vintage, você não precisa que todos os itens da casa sejam antigos. Até porque, como dissemos anteriormente, não é tão fácil encontrá-los.

Uma solução é trabalhar com detalhes que proporcionem o aspecto do estilo. Por exemplo: o móvel da parede pode ser moderno, mas decorando-o com vaso de plantas e colocando pratos na parede acima dele, já vai dar um ar diferente ao ambiente.

Pratos na parede

Se você também quer enfeitar verticalmente sua casa com estilo vintage, pratos com desenhos e fotos são uma alternativa.

Sala com decoração vintage, repleta de imóveis antigos como sofá, cadeiras, cortinas, poltronas e mesa.

Cadeiras, sofá, poltronas, quadros, cortinas… Sala com decoração vintage do piso até os lustres.

Veja também no blog da MDL:

 

Continue lendo
De acordo com o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de...
Leia mais
Muitos dizem que a terceira idade é a melhor fase da vida....
Leia mais
Incorporadora, construtora, empreiteira… Quem não está acostumado com a construção civil, se...
Leia mais