O minimalismo começou como um movimento artístico que acreditava em apresentar somente o mínimo possível de cada obra sem prejudicar seu entendimento. Ou seja, é a busca por mostrar somente o essencial.
Hoje, o minimalismo transcendeu suas definições e se tornou uma filosofia que pode ser aplicada a vários aspectos da nossa vida, como organização pessoal e design de interiores. Então, se você quer colocar aquela decoração minimalista em sua casa, confira as dicas abaixo!
1- Somente o necessário

No minimalismo, somente o essencial deve ser mantido.
Assim como na arte, na decoração de interiores o minimalismo preza por oferecer uma volta ao essencial. Por isso, o ideal é passar por cada cômodo e identificar o que realmente precisa estar ali e o que não faria tanta falta assim.
Por exemplo: no seu quarto, o que é estritamente necessário para ele ser funcional? Você precisa de uma cama, um armário, talvez uma mesa de cabeceira e um espelho. Esses serão os itens principais da sua decoração. Móveis extras como baús, mancebos, porta-retratos e até mesmo TVs podem ficar de fora do cômodo.
2- Aposte no claro
Os objetos que você escolheu manter vão dar o tom da decoração minimalista do seu cômodo. Por isso, aposte em cores claras e leves para suas paredes e seus móveis, para dar a sensação de amplitude e aproveitar ao máximo a luz natural.

Todos os cômodos da casa podem ter decoração minimalista, inclusive o banheiro.
3- Garanta uma boa iluminação
A iluminação é um fator importantíssimo nesse tipo de decoração, pois ela tem o poder de destacar ainda mais o estilo. Enquanto a claridade da luz natural traz um aspecto de limpeza que o minimalismo propõe, a luz artificial pode realçar ainda mais os móveis do local.

Na decoração minimalista, deve-se aproveitar ao máximo a iluminação natural .
4- Abuse das linhas retas
Ao escolher os móveis e eletrodomésticos que vão compor sua decoração, aposte nos que possuem linhas retas em vez de formas geométricas mais complexas ou pinturas disformes. O reto dá uma sensação de ordem e organização, aspectos essenciais em um projeto minimalista.

Ambiente harmônico traz uma leveza e bem-estar.
5- Traga vida ao ambiente
Além de purificarem o ar e reduzirem as substâncias prejudiciais à saúde, as plantas deixam o cômodo mais elegante e natural. Uma ideia para você dar um upgrade na sua decoração minimalista é combinar a cor do vaso com outros objetos do ambiente. Aproveite o assunto e conheça 5 plantas que se adaptam e são fáceis de cultivar em um apartamento.

As plantas dão um toque especial no cômodo.
E aí, pronto para transformar sua casa no projeto dos seus sonhos? Com essas dicas, vai ficar muito mais fácil planejar sua mudança e aplicá-las em sua residência.
Veja também no blog da MDL: