Seja no verão ou por conta do clima da sua região, as altas temperaturas certamente estão presentes na sua vida. E o calor excessivo às vezes se torna desagradável, dificultando realizações de tarefas ou até mesmo na hora de dormir.
Mas você sabia que existem maneiras práticas e fáceis de amenizar o calor na sua casa? Tecidos, plantas e até as lâmpadas contribuem na temperatura dos ambientes. Veja nossas dicas para você driblar esse desconforto.
7 dicas para deixar o ambiente mais fresco e arejado
Soluções para refrescar o ambiente no calor vão muito além de ar-condicionado e umidificador eletrônico. Conheça outras 7 possibilidades:
1- Fazer o ar circular com janelas e portas abertas
A primeira dica pode parecer obvia, mas não custa reforçar: deixar janelas e portas abertas faz o ar fresco entrar e circular pela casa.
2- Usar cortinas e persianas para bloquear a luz solar
Deixar janelas abertas também vai aumentar a incidência de sol, esquentando o ambiente. Para evitar essa elevação na temperatura, bloqueie a luz com cortina ou persiana.
Mas atenção: tenha esses objetos em cores claras e tecido ou material leve. Do contrário, as cortinas e persianas podem acabar aquecendo mais ainda o ar e o cômodo.

Durante o dia, você pode deixar as cortinas fechadas para bloquear o sol. À noite, abrir para aproveitar mais os ventos frescos
3- Trocar ou remover decorações com tecidos grossos e escuros
A dica sobre as cortinas também vale para outros objetos de decoração. Tapetes, almofadas e mantas de sofá, por exemplo, podem esquentar o local se forem grossos e/ou escuros.
Portanto, há duas soluções mais refrescantes: remover esses itens ou trocá-los por outros mais leves e claros.
4- Umidificar o ar usando recipientes com água ou aparelhos
Você pode colocar alguns recipientes como baldes, bacias e até copos com água pela casa, para deixar o ar mais úmido. Também há aparelhos que fazem esse trabalho, como difusores e umidificadores.
Mas atenção: essa é uma boa solução caso o clima esteja seco. Se já estiver úmido, a sensação térmica pode piorar.
5- Ter as plantas como aliadas
Além de contribuir com a beleza e decoração da casa, as plantas também são umidificadoras naturais por evaporarem água.
Há espécies para todos os tipos de ambientes, desde ambientes mais fechados e com pouca exposição ao sol, até abertos e com necessidade de receber bastante luz.

Algumas plantas proporcionam outros benefícios também, como os clorofitos, que reduzem crises alérgicas
6- Apostar nos ventiladores
Esse aparelho pode ajudar de várias formas. Por exemplo: pode apontá-lo para você ou direcionar o ventilador de frente para a janela, para evitar a entrada de ar abafado, se for o caso.
E se você quiser esfriar ainda mais o ar ventilado pelo aparelho, opte por colocar na frente dele um balde com água fria e gelo. Assim, o vento gerado vai ser mais refrescante.
7- Ter lâmpadas LED
As lâmpadas incandescentes geram tanto calor a ponto de interferir um pouco o ambiente. Já as de LED esquentem bem menos, não afetando o ambiente.
Mas esse não é o único benefício delas para a sua casa. As lâmpadas LED também consomem menos energia, duram mais, emitem menos gases e produzem menos lixo tóxico.

Conhecida como luz fria, lâmpada LED economiza na conta de luz e contribui mais com o meio ambiente
Veja também no blog da MDL: