Blog
Mulher abrindo cortina
Dicas

7 dicas para deixar sua casa mais fresca

Seja no verão ou por conta do clima da sua região, as altas temperaturas certamente estão presentes na sua vida. E o calor excessivo às vezes se torna desagradável, dificultando realizações de tarefas ou até mesmo na hora de dormir.

Mas você sabia que existem maneiras práticas e fáceis de amenizar o calor na sua casa? Tecidos, plantas e até as lâmpadas contribuem na temperatura dos ambientes. Veja nossas dicas para você driblar esse desconforto.

7 dicas para deixar o ambiente mais fresco e arejado

Soluções para refrescar o ambiente no calor vão muito além de ar-condicionado e umidificador eletrônico. Conheça outras 7 possibilidades:

1- Fazer o ar circular com janelas e portas abertas

A primeira dica pode parecer obvia, mas não custa reforçar: deixar janelas e portas abertas faz o ar fresco entrar e circular pela casa.

2- Usar cortinas e persianas para bloquear a luz solar

Deixar janelas abertas também vai aumentar a incidência de sol, esquentando o ambiente. Para evitar essa elevação na temperatura, bloqueie a luz com cortina ou persiana.

Mas atenção: tenha esses objetos em cores claras e tecido ou material leve. Do contrário, as cortinas e persianas podem acabar aquecendo mais ainda o ar e o cômodo.

Sala de uma casa com cadeira, vasos de plantas e janela com cortina fechada.

Durante o dia, você pode deixar as cortinas fechadas para bloquear o sol. À noite, abrir para aproveitar mais os ventos frescos

3- Trocar ou remover decorações com tecidos grossos e escuros

A dica sobre as cortinas também vale para outros objetos de decoração. Tapetes, almofadas e mantas de sofá, por exemplo, podem esquentar o local se forem grossos e/ou escuros.

Portanto, há duas soluções mais refrescantes: remover esses itens ou trocá-los por outros mais leves e claros.

4- Umidificar o ar usando recipientes com água ou aparelhos

Você pode colocar alguns recipientes como baldes, bacias e até copos com água pela casa, para deixar o ar mais úmido. Também há aparelhos que fazem esse trabalho, como difusores e umidificadores.

Mas atenção: essa é uma boa solução caso o clima esteja seco. Se já estiver úmido, a sensação térmica pode piorar.

5- Ter as plantas como aliadas

Além de contribuir com a beleza e decoração da casa, as plantas também são umidificadoras naturais por evaporarem água.

Há espécies para todos os tipos de ambientes, desde ambientes mais fechados e com pouca exposição ao sol, até abertos e com necessidade de receber bastante luz.

3 vasos de plantas suspensos na frente da janela

Algumas plantas proporcionam outros benefícios também, como os clorofitos, que reduzem crises alérgicas

6- Apostar nos ventiladores

Esse aparelho pode ajudar de várias formas. Por exemplo: pode apontá-lo para você ou direcionar o ventilador de frente para a janela, para evitar a entrada de ar abafado, se for o caso.

E se você quiser esfriar ainda mais o ar ventilado pelo aparelho, opte por colocar na frente dele um balde com água fria e gelo. Assim, o vento gerado vai ser mais refrescante.

7- Ter lâmpadas LED

As lâmpadas incandescentes geram tanto calor a ponto de interferir um pouco o ambiente. Já as de LED esquentem bem menos, não afetando o ambiente.

Mas esse não é o único benefício delas para a sua casa. As lâmpadas LED também consomem menos energia, duram mais, emitem menos gases e produzem menos lixo tóxico.

Lâmpada LED sendo colocada em um lustre

Conhecida como luz fria, lâmpada LED economiza na conta de luz e contribui mais com o meio ambiente

Veja também no blog da MDL:

Continue lendo
De acordo com o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de...
Leia mais
Muitos dizem que a terceira idade é a melhor fase da vida....
Leia mais
Incorporadora, construtora, empreiteira… Quem não está acostumado com a construção civil, se...
Leia mais