Blog
como montar um home office
Dicas

Aprenda como montar um home office

Nunca foi tão importante fazermos home office. Em meio a um momento tão delicado no panorama mundial, praticar o isolamento social é essencial para combatermos a proliferação do novo coronavírus, especialmente para achatarmos a curva de contaminação e evitarmos espalhar esta doença para pessoas presentes nos grupos de risco.

Ao mesmo tempo, isso faz com que tenhamos que buscar novas maneiras de nos adaptarmos aos novos tempos e mantermos nossa rotina habitual na medida do possível, especialmente em nossas carreiras profissionais. Por essa razão, o home office, para muitas pessoas, acabou se tornando a forma principal de exercer sua profissão à distância. Mas saber trabalhar da sua casa e entender como preparar este ambiente para este tipo de tarefa não é tão simples quanto você pode imaginar.

Para lhe ajudar, vamos explicar um pouco mais sobre como você pode decorar e equipar sua casa da melhor maneira possível para fazer o seu home office, adaptar as necessidades da sua profissão para o local, dar um toque pessoal baseado na sua personalidade e tornar toda a experiência muito mais agradável.

Vamos lá?

 

QUAL O TIPO DE ATIVIDADE?

Atividades ligadas ao design gráfico normalmente exigem um pouco mais de espaço. Algumas vezes, é necessário utilizar uma mesa digitalizadora ou uma mesa de corte, e situações como essa devem ser previstas quando você for definir o novo espaço do seu home office.

Porém, independentemente de sua área de atuação, pense no que é essencial para que você consiga desempenhar sua atividade.

 

MANTENHA SEUS HÁBITOS REGULARES

O home office pode acabar nos deixando mal acostumados pelo fato de estarmos constantemente em nossas casas durante nossa jornada de trabalho. Isso é normal e acontece com muitas pessoas, que levam suas rotinas de maneiras completamente diferentes do que estavam habituadas e optam por simplesmente deixar de seguir o que era feito antes pela comodidade.

Porém, um dos segredos para manter o home office de maneira saudável, sem correr riscos de afetar sua vida profissional negativamente, é justamente tentarmos nos adaptar ao máximo à esta nova dinâmica durante a quarentena.

Não deixe de se arrumar como você sempre fazia, mantendo seus hábitos de higiene pessoal pela manhã, como um banho, e também se vestindo com roupas mais parecidas com aquelas que você utilizaria no dia a dia ao invés de algo mais “caseiro”, como um pijama ou algo similar.

Isso irá ajudar a manter sua mente ativa e plena em relação às separações dos momentos entre suas tarefas pessoais e profissionais, fazendo o dia ter uma dinâmica mais parecida com a que você já está acostumado.

 

CUIDADO COM A ILUMINAÇÃO

A iluminação é um fator muito importante para quem trabalha em casa. Quando estiver pensando em como montar seu home office, avalie se a iluminação do espaço é adequada. Além de prejudicar sua visão, uma iluminação ruim pode diminuir a sua produtividade.

Para evitar estes problemas, utilize lâmpadas de LED branca em sua residência — além de serem mais econômicas, agridem menos a sua visão. Tente, também, utilizar ao máximo a iluminação natural – isso pode representar uma economia considerável na sua conta de luz.

 

QUADROS PARA ORGANIZAÇÃO

Os famosos quadros brancos são muito úteis para quem trabalha em casa. Neles você poderá anotar seus compromissos, lembretes ou mesmo desenhar um calendário e deixar visíveis as suas atividades diárias, assim você terá facilidade em organizar suas tarefas.

O quadro-negro ganhou bastante destaque nos últimos meses, e com a criação da tinta lousa, que deixa as paredes com aspecto de lousa, é cada vez mais comum encontrar esse tipo de quadro.

A diferença entre as lousas é que no quadro negro usa-se giz, e na lousa se escreve com o marcador de quadro branco.

Tenha seus horários bem definidos: no home office é comum não haver uma distinção muito clara, o que pode fazer que você trabalhe mais, porém, com uma produtividade menor.

 

DECORAÇÃO

A decoração do seu ambiente deve conter elementos que lhe agradem, porém não deve ser nada muito extravagante para não atrapalhar a sua concentração ao longo do dia.

Você pode utilizar quadros minimalistas, adesivos nas paredes, vasos, lustres e outros objetos. Os geeks podem organizar seus action figures em uma estante ou até mesmo na mesa, para dar um toque especial no ambiente. O importante é você se sentir confortável!

 

CUIDADO COM OS FIOS

Algumas vezes as tomadas não ficam perto do local onde está sua mesa, e isso faz você ter de utilizar filtros de linha ou deixar os fios esticados pelo caminho. Reorganize o seu home office pensando na configuração dos fios, pois você pode tropeçar e se machucar ou danificar os seus equipamentos.

 

ESCOLHA DO AMBIENTE

Pense que talvez seja necessário fazer uma videoconferência ou atender a uma ligação, por isso, é importante que seu ambiente não seja barulhento. O importante é que você consiga se manter focado.

Peça também a contribuição de sua família nos momentos de reunião, caso você não more sozinho. O horário de trabalho é o horário com o mínimo de interrupções possíveis.

Gostou do nosso artigo? Temos outras publicações à sua espera em nosso blog!

Veja também:

Clique aqui e conheça tudo o que preparamos para você ficar por dentro das últimas novidades do mercado imobiliário, assim como dicas de decoração e muito mais!

Continue lendo
É chegado aquele momento do ano, a declaração do Imposto de Renda....
Leia mais
Hora daquela receita especial para o Dia dos Namorados. Vocês planejam a...
Leia mais
Apartamentos, de maneira geral, não costumam ser associados diretamente com uma área de convívio. Normalmente pensadas para...
Leia mais