Blog
Decoração

Cerâmica x Porcelanato: entenda as principais diferenças

Por mais parecidos que eles possam ser, os pisos de cerâmica e porcelanato contam com diferenças importantes na hora de você escolher o ideal para o seu apartamento. E não se trata de afirmar que um é bom e o outro não. Muitas dessas escolhas vão de encontro ao gosto pessoal de cada morador e o estilo que ele deseja implementar na sua casa.

Os dois materiais são uma tendência muito forte no mundo da decoração e têm ganhado cada vez mais adeptos. Para lhe ajudar a entender e descobrir qual é o tipo certo para o seu projeto, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre os pisos de cerâmica e porcelanato de uma maneira prática e simples. Depois, é só fazer sua escolha!

 

Afinal, qual é a diferença?

A principal diferença entre os pisos de cerâmica e porcelanato está na tecnologia por trás da manufatura de cada um desses materiais. O porcelanato possui um processo de criação mais extenso e cuidadoso do que a cerâmica comum.

O porcelanato que vemos é o resultado direto de uma mistura entre o porcelanato clássico com inúmeros outros minerais, que entram em sua formulação para deixá-lo mais resistente. Com isso, torna-se muito mais resistente, denso e uniforme do que a cerâmica que estamos acostumados.

Isso também reflete em um material com risco muito menor de infiltração por água, dado que o porcelanato também é menos poroso e absorve menos água em casos de vazamentos ou algo semelhante.

Tipos de piso para apartamento

Porém, é importante reforçar: isso não quer dizer que necessariamente o porcelanato é sempre melhor do que a cerâmica.

Entretanto, a cerâmica gera pisos mais rústicos e charmosos, sempre com cores fortes e brilhantes. Ainda que sua conservação seja relativamente inferior do que a do porcelanato, sua densidade original — dado que a cerâmica passa por menos processos de fusão — gera um material mais rico em seus princípios minerais, fazendo com que ele seja naturalmente muito resistente.

 

Quais são os atributos que devo observar na hora de escolher um piso?

Agora que você já sabe as principais diferenças entre cada um, chegou a hora de se atentar aos atributos que são mais importantes para a sua escolha.

Estética

Nesse quesito, tanto a cerâmica quanto o porcelanato são duas opções com um leque imenso de variedades! O principal atributo da estética para escolher é a diferença entre o brilho de cada superfície, sendo que o porcelanato é mais brilhante, enquanto a cerâmica é mais fosca.

Resistência

Como falamos antes, o porcelanato é mais resistente à água e outros tipos de situações. Com uma temperatura de forja por volta dos 1.250 ºC, enquanto a cerâmica é forjada em torno dos 850 ºC. Quanto maior a temperatura de combustão, maior é a resistência do material.

Multifuncionalidade

A cerâmica é muito bem-vinda para pisos, dada sua densidade mineral original e baixa necessidade de manutenção. Contudo, o porcelanato conta com uma opção muito interessante: imita a textura de outros tipos de materiais. Portanto, você pode aplica-lo em outras superfícies além do piso, assemelhando-o a outros materiais como madeira.

Mas isso também tem um preço. Dada sua fama atual, o porcelanato também pode ser bem mais caro do que a cerâmica, ainda que conte com opções mais acessíveis financeiramente. E algo muito importante para os dois tipos de pisos é o momento da sua instalação, o que impacta diretamente na sua qualidade durante a sua rotina.

Gostou do nosso artigo? Temos muitas outras dicas à sua espera em nosso blog!

Veja também:

Clique aqui e conheça tudo que preparamos para você ficar por dentro das últimas novidades do mercado imobiliário, assim como dicas de decoração e muito mais.

Continue lendo
A capital paulistana é conhecida mundialmente por oferecer diversos tipos de restaurantes....
Leia mais
O momento tão esperado chegou: a entrega de chaves do apartamento está próxima e...
Leia mais
Redução do estresse, companheirismo e muito carinho. Esses são somente alguns benefícios...
Leia mais