O Rio de Janeiro continua e sempre será lindo. É a cidade brasileira mais visitada pelos turistas internacionais e o destino dos sonhos de muita gente. Sempre recebe um número expressivo de visitantes em épocas festivas como o Carnaval e Réveillon, e com isso, os pontos turísticos se tornam bem concorridos. Mas o que escolher para visitar? Especialmente se essa é a primeira vez que estará na cidade.
Este post é para quem busca passeios inesquecíveis na cidade do Rio de Janeiro, como visitar as icônicas praias, aquelas que você precisa ir pelo menos uma vez na vida. Tem para todos os gostos! E olha que até mesmo quem visita com frequência o Rio ainda não conheceu tudo. Se identificou? Então é hora de conhecer nossas dicas!
CRISTO REDENTOR
A dica mais óbvia não é assim por acaso. Em uma visita ao Cristo Redentor, você encontrará um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, além de desfrutar da vista mais fantástica da cidade, a 710 metros do nível do mar, estará ao lado do monumento eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno!
Para chegar lá há um agradável passeio de trem que, durante vinte minutos, atravessa a Mata Atlântica até chegar ao topo do Corcovado. Porém existem outras maneiras de subir, como vans saindo de locais estratégicos e até caminho de carro.
PÃO DE AÇÚCAR
É também conhecido como um cartão postal da cidade, o bonde que liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar foi inaugurado em 1912 e é o primeiro teleférico do Brasil. Mais de 40 milhões de pessoas já passaram pelos bondinhos. A vista durante o transporte é deslumbrante, onde se pode ver a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara.
Para chegar lá, parta da Praia Vermelha. A partir disso, os visitantes pegam o primeiro bonde, que leva ao morro da Urca até um segundo bondinho que os leva até o topo do morro do Pão de Açúcar, que fica a 396 metros do nível do mar. Dica: leve câmera para tirar muitas fotos, é um ótimo passeio para curtir com toda a família!
PARQUE LAGE
Um dos lugares pouco conhecidos pelos turistas cujo charme merece sua visita. Onde antigamente era um engenho de açúcar, hoje é um patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro. Você encontrará um jardim de estilo romântico europeu, ideal para os apaixonados. Contém 52 hectares de puro verde, programas culturais e arte. A mansão central, onde se originam boa parte das fotos que você viu de amigos e familiares, é visita obrigatória.
O parque está localizado no Jardim Botânico e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Dica: aproveite o bistrô dentro do parque, onde oferecem um delicioso café da manhã com produtos orgânicos, que você pode degustar enquanto acompanha algum dos eventos de arte e música que acontecem no local durante todo o ano.
MUSEU DO AMANHÃ
Apesar da inclusão ser recente no roteiro turístico do Rio, já podemos considerar o Museu do Amanhã uma visita obrigatória. A região portuária foi revitalizada para a chegada das Olimpíadas de 2016 na cidade. Nela, você pode se divertir de várias maneiras, como visitar este museu que chegou com uma proposta completamente diferente.
Além de um projeto arquitetônico incrível, você encontra no Museu do Amanhã mostras e exibições focadas em ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. Uma ótima pedida para levar seus filhos em um passeio cultural.
VOO DE ASA DELTA NA PEDRA BONITA
Essa dica é apenas para os aventureiros de plantão! Dentro da trilha da Pedra Bonita, você encontra a rampa de voo livre do Rio, onde tem a oportunidade de cruzar o céu do Rio de Janeiro e desfrutar das mais belas paisagens da cidade. De longe, é a vista mais privilegiada que você pode desfrutar do Rio.
O voo é comandado por uma experiente equipe de saltadores que explicará todos os detalhes da decolagem e os demais aspectos do uso da asa-delta. Todo o percurso é fotografado e filmado. Assim, se quiser, você terá a oportunidade de levar para casa o registro da aventura.
Se não curte uma aventura, tudo bem. A trilha da Pedra Bonita ainda é um passeio divertido, onde você passa por áreas de reflorestamento com mata fechada e termina no cume com uma vista deslumbrante da Pedra da Gávea.
A trilha começa na Estrada da Pedra Bonita: para chegar, vá até a orla de São Conrado e suba a Estrada das Canoas até encontrar uma placa indicando o início do trajeto.
Gostou das nossas dicas? Aproveite e compartilhe com sua família e amigos. Tenha um ótimo passeio pelo o Rio de Janeiro!
Veja também no blog da MDL