Muitos investem em apartamentos, a fim de aumentar o seu orçamento mensal. Mas investir em salas comerciais também pode ser um ótimo negócio! Veja o artigo para conferir algumas dicas de como iniciar nesse mercado tão lucrativo!
Existem diversas formas de investir em imóveis com baixo risco, segurança jurídica e estabilidade. Proceder nessa área de modo inteligente e estratégico pode ser bem atraente para aqueles que pensam em viver com a renda de aluguel ou utilizá-la somente com o intuito de incrementar a renda mensal. No caso da sala comercial, o momento não poderia ser mais propício: preços mais baixos e a expectativa de valorização com o aquecimento da economia! O mercado imobiliário já mostra sinais de recuperação desde o primeiro semestre de 2018 e anda atraindo a atenção para novas opções de investimentos no setor. Esse viés é capaz de trazer resultados positivos ao investidor, desde de que alguns aspectos sejam avaliados.
O que analisar?
Localização
Ao começar esse processo, é necessário ver quais locais são os mais rentáveis, perto de outros comércios e serviços, com fácil acesso, e o seu potencial de desenvolvimento.
Infraestrutura
Para negócios que lidam com o público, como escritórios e clínicas, é válido notar se o prédio possui estacionamento privado, se está próximo de um ou se a localização permite estacionar na rua; a presença de uma recepção, a quantidade de banheiros; a existência de escadas, o número de elevadores no prédio, o controle do acesso — o que passa segurança ao inquilino —, entre outras características que também são diferenciais importantes.
Outros pontos a observar são: o tamanho — relacionado ao tipo de empresa —, número de integrantes da equipe e quem são seus clientes. Quanto a aparência do empreendimento, devemos notar: o exterior, a decoração interior e o hall de entrada — que representam o cartão de visita do negócio.
Por que investir?
Salas comerciais em condomínios empresariais possuem infraestrutura completa para o trabalho, por isso, o escritório tem a imagem da empresa valorizada diante à clientela, otimizando a qualidade de seus serviços. Para buscar esses objetivos, podemos contar com:
Estabilidade
Alguns contratos de locação com fins comerciais podem ultrapassar dez anos, chegando a vinte. Então fica mais fácil garantir uma renda estável e fixa em longo prazo.
Antes de fechar negócio, é importante que você conheça o tipo de negócio que utilizará o seu espaço, se condiz com uma empresa de renome, com bom faturamento e perspectivas de crescimento. É recomendado cuidado com os iniciantes, pois podem estar sujeitos a instabilidades.
Caso não tenha condições de manter a sala sem alugar durante o período entre um locatário e outro, o melhor é direcionar para quem já tem certa estabilidade, visto que esse valor não é recebido de imediato. No entanto, não se engane com o tamanho do negócio, pois é possível ser bem-sucedido em uma administração de pequeno porte.
Rentabilidade
Esse tipo de aluguel costuma ser mais rentável, já que o pagamento mensal pode chegar a 0,8% do valor do imóvel e o locatário é capaz de pagar mais por conta da localização. Além disso, quem investe em imóveis comerciais tem acesso a várias condições especiais de financiamento, válidas para diferentes tipos de comércio, incluindo a possibilidade de um sistema de parcelas fixas — negociação que é realizada com a construtora. O que te permite programar para novos investimentos com mais facilidade, sendo acessível para todos.
Valorização
Um imóvel comercial é facilmente valorizado quando bem localizado e conservado, o seu valor de compra pode até triplicar e as chances de desvalorização são baixas.
Proteção
Uma vez investido, seu dinheiro estará sempre seguro.
Opções
Imóveis comerciais não se limitam apenas às salas comerciais, há outras opções também como: salas simples, unidades hoteleiras, lojas e galpões.
As mais procuradas são as salas comerciais — como consultórios médicos, que têm tendência imobiliária voltada a esse setor — e lojas, podendo ter um retorno financeiro mais rápido.
Facilidade
Existe maior facilidade de venda desses imóveis. Com o ponto comercial já estabelecido, é mais fácil vender ou trocar por outro investimento que corresponda melhor ao seu momento atual.
Conclusão
Investir em salas comerciais é uma opção que pode ser bem lucrativa e é capaz de ajudá-lo a atingir os seus objetivos. Apenas procure conhecer os empreendimentos, pesquise e escolha uma imobiliária que confie no processo burocrático, garantindo o seu sucesso e a preservação do imóvel.
E aí, descobriu o que queria? Se esse não era o artigo que procurava, não se preocupe! Temos um leque de posts com diversos assuntos. Confira: