Quem está sempre de olho no noticiário sabe que estamos enfrentando uma crise hídrica no país. A combinação de poucas chuvas com o alto consumo deixou os reservatórios em estado de alerta, o que significa impacto tanto no consumo de água quanto no de energia.
Com os recentes aumentos na conta de luz e a presença cada vez maior da bandeira vermelha na fatura, todo mundo deve estar se perguntando: o que eu posso fazer para economizar?
Por isso, fomos atrás de algumas dicas cruciais para que você possa ter uma maior economia de energia e, de tabela, na conta também. Se liga:
-
1- Aposte em iluminação natural
A melhor maneira de evitar acender as luzes durante o dia é contar com a ajuda do sol. Por isso, lugares com janelas grandes e sacadas não só dão um ar agradável para o lugar, mas auxiliam na economia de energia por aproveitarem ao máximo a luz do dia.
-
2- Escolha eletrodomésticos econômicos
Na hora de comprar seu eletrodoméstico, é bom ficar de olho no selinho do Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica, o PROCEL. Dê preferência a produtos que tenham a classificação A ou B do programa, o que indica que o produto tem um melhor aproveitamento da energia elétrica.
-
3- E cuide bem dos aparelhos que você já tem
Outro fator que pesa muito na conta é a limpeza e o estado de conservação do seu eletrodoméstico. É muito importante fazer manutenções periódicas, além de limpar filtros de ares-condicionados, gelo no freezer e outros pontos que interferem na performance e podem forçar o aparelho a trabalhar mais para compensar.
-
4- Não está usando? Tire da tomada
Mesmo que não estejam em uso, aparelhos ligados na tomada ainda gastam energia. A luz do modo “stand by” de alguns aparelhos como TVs, DVDs e receptores de sinal consome luz, bem como celulares e computadores que continuam ligados nos carregadores mesmo depois da bateria estar cheia.
-
5- Aposte na tecnologia
Hoje em dia, não faltam opções para você automatizar sua casa e ter à mão recursos que dão um maior controle sobre o consumo de luz em sua casa. Tomadas Wi-Fi permitem que você monitore quanto de energia está sendo gasta e interruptores digitais ajudam você a controlar a iluminação da casa inteira de onde você estiver.
O que achou do nosso artigo?
Não deixe de acompanhar o blog da MDL para ficar por dentro de todas as publicações que preparamos para você!
Veja também no blog da MDL: