Independente se a estação do momento é inverno ou não, a sensação parece sempre a mesma: nunca estamos preparados para o frio.
Mas saiba que é possível se esquentar em casa com ações simples, como desencostar móveis da parede ou até colocar uma bolsa de água quente na cama, por exemplo.
Assim como fizemos no artigo dicas para deixar sua casa mais fresca, veja nossas 7 ideias práticas do que você pode fazer em casa para não passar frio.
Aquecedor, ar-condicionado e lareira são opções óbvias e que requerem um certo investimento. Mas aqui focamos em outras dicas, que são mais fáceis e acessíveis. Confira cada uma:
1 – Aproveite o sol
Abra cortinas e persianas para deixar a luz solar entrar e esquentar o local, mas tenha atenção sobre dois aspectos:
– Se tiver algum móvel ou planta na frente, esse obstáculo vai diminuir a incidência do sol no cômodo, amenizando o aquecimento;
– Mantenha janelas fechadas, para não deixar que o ar quente interno saia. “Mas e a ventilação?”, você pode se perguntar. Simples: aproveite um dos momentos mais quentes do dia, como 12, 13 horas para abrir a casa por um breve período.
2 – Móveis em contato com a luz solar
Sofá, poltrona, cama e outros móveis, se forem de tecidos que retenham calor, podem ser aquecidos pela luz natural e até esquentar o ambiente.
3 – Móveis afastados da parede
Pode não parecer, mas a parede influencia na temperatura dos móveis encostados nela.
Portanto, se a parede estiver fria, vai esfriar o que estiver em contato. Então, desencoste os móveis para que eles não percam calor.
4 – Aposte nas mantas e nos tapetes
Além de aquecer, esses objetos também servem como decoração para o ambiente. Sofá, suporte e mesa são alguns locais interessantes para serem decorados com mantas.
Como o tapete ajuda a aquecer o chão, ele é um diferencial para casas de piso frio. Os que têm pelos mais altos são os que mais esquentam.
Também é interessante ter esse item nos banheiros. Mas aqui não é necessário que seja de pelos, já que o principal objetivo do tapete neste cômodo é evitar o choque térmico do corpo com o chão.
5 – Calor das cores escuras e quentes
Lembra que cores escuras absorvem calor? Geralmente recordamos disso ao escolher uma roupa para usar. Na casa, não é diferente: decorações e até paredes escuras são mais quentes justamente por reter calor.
Já as cores quentes, como vermelho e amarelo, não absorvem tanto quanto as escuras, mas passam uma sensação de que o ambiente é mais aquecido.
6 – Papel de parede como aliado
Se tratando de temperatura, o papel de parede tem mais a função de “deixar o espaço menos frio” do que de esquentá-lo.
Vamos explicar: caso o local seja frio por conta de parede fina ou sem revestimento isolante necessário, o papel de parede ajuda a “bloquear” um pouco do frio externo para dentro do cômodo.
7 – Bolsa de água quente na cama
Quer deitar na cama, mas fica apreensivo de estar fria? Um truque é colocar uma bolsa de água quente nela minutos antes. Assim, aquece o colchão e os lençóis.
Veja também no blog da MDL: