Com o passar dos últimos anos, um conceito que tem ganhado mais e mais adeptos ao redor do mundo é o de Smart Cities — ou “Cidades Inteligentes” em português. Essas Smart Cities são cidades que utilizam e realizam políticas ativas envolvendo a tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes.
As medidas envolvem serviços diretos à população, segurança, sustentabilidade, transporte e soluções integradas do governo, educação, planejamento e transparência.
Vamos mostrar abaixo alguns dos principais exemplos de “cidades inteligentes” no Brasil e no mundo, sendo responsáveis por melhorar os índices de qualidade de vida e as condições de alguns dos seus principais serviços públicos.
Vamos lá?
PELO MUNDO
SONGDO
Localizada na Coreia do Sul, Songdo é uma das maiores referências em “cidades inteligentes” do mundo, sendo planejada totalmente com base na tecnologia e sustentabilidade.
Seus edifícios são conectados a sistemas que possibilitam o monitoramento da energia e alarmes de incêndio, reduzindo o custo de manutenção e otimizando o uso.
Um outro exemplo de inovação presente pela cidade é o sistema pneumático, que fica localizado em todos os apartamentos. Todos os resíduos jogados ali vão direto para a central de coleta de lixo, sendo separados e direcionados para o destino correto.
BARCELONA
Barcelona investe na gestão de resíduos em escotilhas espalhadas pela cidade e recolhem o lixo de hora em hora durante todos os dias da semana.
Esse material viaja em velocidade de até 70 km/h em uma tubulação que fica a apenas 5 metros da superfície. Ao chegar no centro de coleta, o lixo é separado entre material reciclável e orgânico, que depois é transformado em combustível para gerar eletricidade.
Copenhague
A capital dinamarquesa tem uma das políticas urbanas mais avançadas do mundo, com destaque para a sustentabilidade. São 400 km de ciclovias, e a mais movimentada tem cerca de 40 mil passagens de ciclistas por dia. Na zona central há mais bicicletas do que habitantes.
Além disso, estima-se que 63% do parlamento dinamarquês pedale todos os dias para o trabalho.
Essa preocupação com a emissão de poluentes existe porque Copenhague tem uma meta ousada: até 2025, a cidade quer ser a primeira capital do mundo neutra em carbono.
Cingapura
Cada distrito da cidade é parcialmente autossuficiente, evitando desperdício de espaço e diminuindo o trânsito para os moradores que buscam por serviços em cada distrito. Os bairros são ligados uns aos outros por meio do sistema de transporte público, reduzindo tráfego e poluição. Dados são coletados sobre o trânsito e processados com algoritmos para prever onde acontecerão os engarrafamentos pelo menos 1 hora antes que eles comecem.
Focando em qualidade de vida, a cidade inteligente de Singapura tem uma política que permite apenas a entrada de indústrias limpas para investimento local. Além disso, somente são aceitos grandes investimentos voltados à estrutura que ajudem a gerar crescimento econômico.
PELO BRASIL
CURITIBA
Principal referência de “cidade inteligente” no território nacional, a capital paranaense já era muito conhecida por sua eficiência no transporte público. Recentemente, também foram implementadas novas políticas públicas, como a lei municipal de inovação e o coworking municipal, que se transformou em uma parte dos resultados obtidos pelo município.
SANTOS
Uma das principais cidades do litoral paulista tem ganhado muito destaque em relação às políticas adotadas ao meio–ambiente, promovendo transportes alternativos, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), instalando mais rotas de ciclovia e realizando a manutenção dos ônibus que realizam o transporte público diário.
Também existem outras iniciativas pela cidade, como a Recicleta, uma coleta de lixo reciclável que é realizada com bicicletas por moradores; e a EcoFábrica, em que materiais recicláveis coletados são reaproveitados através da produção de móveis e itens de decoração em cursos de capacitação.
Gostou do nosso artigo? Temos outras publicações à sua espera em nosso blog!
Veja também:
Clique aqui e conheça tudo que preparamos para você ficar por dentro das últimas novidades do mercado imobiliário, assim como dicas de decoração e muito mais.
Fontes: ArchDaily, Gazeta do Povo