Blog
vista do bairro recreio dos bandeirantes
Dicas

Conheça o bairro do Recreio no Rio de Janeiro com nosso miniguia!

Não é à toa que o Recreio dos Bandeirantes tenha se tornado um dos bairros mais procurados para se morar no Rio de Janeiro. Relativamente novo, começou a ganhar mais e mais adeptos nos últimos 30 anos, principalmente para aqueles que desejavam morar em uma região que fugia dos centros mais visados da cidade e que oferecesse um enorme contato com a natureza, além de um ótimo índice de segurança. 

Por essas e outras razões, a MDL também decidiu valorizar o bairro trazendo empreendimentos para o local, como o Outside, o Heaven e o Mares de Goa. E para completar toda a experiência, para quem deseja viver o Recreio de maneira completa, preparamos um pequeno guia sobre as principais coisas que você precisa saber, vem com a gente!

A HISTÓRIA DO BAIRRO

A região começou a ser devidamente explorada no final da década de 1950, quando a Companhia Recreio dos Bandeirantes começou a intermediar as vendas dos terrenos da área. Com isso, nos próximos anos estradas essenciais foram construídas, facilitando o acesso à região, como a Avenida Litorânea — conhecida hoje como Avenida Sernambetiba — e a famosa estrada Rio-Santos. 

Porém, o nome “Recreio dos Bandeirantes” não se deve ao nome da companhia, e sim ao fato de que quando a região começou a ser explorada, foi vendida quase que exclusivamente para clientes paulistas que desejavam construir suas casas de verão. Dada à associação da figura do Bandeirante com o estado de São Paulo, atrelou-se o nome ao local e o resto é história.  

Por estar localizado na Zona Oeste carioca, o Recreio faz divisa com outros bairros como Barra da Tijuca, Camorim, Vargem Grande, Vargem Pequena e Grumari. É por isso que a região tem ganhado tanta atenção nas últimas décadas, tornando-se sinônimo de qualidade de vida para os seus moradores. 

O QUE FAZER NO RECREIO?

Mas se engana quem acredita que é um bairro monótono e pacato, lazer é o que não falta por aqui. O bairro conta com grandes áreas em frente à Praia do Recreio para que a população possa praticar esportes e andar de skate ou patins por exemplo, assim como uma ciclovia que segue toda a orla do Rio de Janeiro para você se aventurar e deslumbrar com a Cidade Maravilhosa.  

Para quem prefere um programa mais tranquilo, o bairro conta com o Recreio Shopping e o popular Terreirão, uma opção excelente para aqueles que desejam fazer compras na região. E quem gosta de um programa cultural e/ou ecológico, pode também se aventurar pelo Parque Ecológico Natural Municipal Chico Mendes, que conta com uma área de preservação natural em pleno centro urbano e com a Lagoinha ao seu centro.  

Além disso, o Recreio é o bairro carioca com o maior número de praias, que oferecem opções para quem deseja apenas curtir um dia ao mar com a família ou para quem procura praticar esportes radicais aquáticos, como o surf, wakeboard e o kitesurfing. 

SUAS PRINCIPAIS PRAIAS 

O Recreio conta com inúmeras praias, como a Praia do Pepê, a Praia do Recreio, a Praia do Secreto, dentre outrasExiste uma ideal para o estilo de cada pessoa. Mas uma coisa nunca muda entre todas elas: sua beleza natural cativante. Separamos abaixo algumas das principais da região para você poder explorar!

PRAIA DO RECREIO 

Praia do Recreio

Essa é a maior e mais popular praia da região. Aqui é onde você poderá encontrar muitos surfistas praticando ou competindo, além de muitas pessoas jogando vôlei de praia ou futevôlei.

PRAIA DO PONTAL 

Praia do Pontal no Bairro do Recreio

A segunda praia mais importante da região e é conhecida por ser quase que o oposto da Praia do Recreio: suas águas são calmas e quase não há separação entre os calçadões e os prédios, que possuem um acabamento melhor em comparação ao restante. 

PRAIA DA MACUMBA

Praia da Macumba no Bairro do Recreio

Uma das mais conhecidas da região, a Praia da Macumba é dividida em dois lados por uma pedra e é sempre muito procurada por quem adora fazer piqueniques e programas em família.

Prainha no Bairro do Recreio

Parte da área de proteção ambiental da Prainha, uma zona florestal de proteção permanente, se destaca por ser a preferida dos surfistas. Seus 700 metros de extensão são protegidos pela Mata Atlântica que cobrem todos os seus arredores 

Gostou do nosso artigo? Temos muitas outras publicações à sua espera em nosso blog!  

Veja também:

Clique aqui e conheça tudo que preparamos para você ficar por dentro das últimas novidades do mercado imobiliário, assim como dicas de decoração e muito mais. 

Fonte: Rio de Janeiro AquiRevista Zap Em Casa

Continue lendo
Um dos principais bairros da Zona Oeste carioca, Jacarepaguá se trata de...
Leia mais
O mercado imobiliário brasileiro está em um ótimo momento de maturidade. Para...
Leia mais
Antecipar o futuro não é tão complicado quando falamos do mercado imobiliário....
Leia mais