Blog
Bairro Madureira no Rio de Janeiro
Dicas

Madureira: conheça mais sobre um dos principais bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro

Como todos sabem, o Rio de Janeiro abriga muitas maravilhas por suas ruas e praias. Uma referência mundial sobre a cultura brasileira, a Cidade Maravilhosa é normalmente associada aos clássicos e boêmios bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e Lapa. Mas um bairro que foi extremamente importante para elevar o Rio a este status foi Madureira.

Localizado na zona norte carioca, Madureira possui uma história única, marcada pela trajetória da classe operária que chegou à cidade em busca de novas oportunidades e que proporcionou uma união de culturas que ajudou a fortalecer um dos principais símbolos nacionais: o samba.

Em nosso artigo de hoje, vamos explorar mais sobre a história do bairro de Madureira, alguns dos seus principais pontos turísticos e toda a infraestrutura que ele oferece para os seus moradores para você conhecer mais.

Vamos lá?

 

A HISTÓRIA DO BAIRRO

A história de Madureira começa no início do século XIX, quando o Rio, que havia acabado de receber a condição de sede do Reino, ainda não contava com uma população muito forte em seu interior, sendo até conhecido como “sertão carioca”. Esta região era composta por grandes propriedades rurais, entre elas a fazenda do Campinho. 

Um arrendatário desta fazendo era um boiadeiro chamado de Lourenço Madureira, que posteriormente se tornou dono de toda a propriedade até seu falecimento em 1851. Com o loteamento da fazenda, o bairro de Madureira (que era associado à figura de Lourenço) começou a tomar forma.

Em 1890, com a inauguração da Estação Madureira no bairro, o nome do bairro se fixou eternamente como o conhecemos hoje.

 

PRINCIPAIS PONTOS DE LAZER DE MADUREIRA

Lazer no bairro madureira no Rio de Janeiro

Atualmente, Madureira cresceu muito, sendo o lar de diversos cariocas, que vivem intensamente a região e suas diversas opções de lazer. 

Uma das mais conhecidas é o popular Parque Madureira, que foi inaugurado em 2012. O parque é motivo de grande orgulho para os moradores, contando com pistas de skate, ciclovias, quadras poliesportivas e arena para shows, além de ser o local com a terceira maior área verde da cidade, reunindo inúmeras famílias durante o final de semana. Em 2016, o parque ganhou mais 3 quilômetros de extensão, beneficiando outros bairros da região.

Um local icônico da região é o Mercadão de Madureira. O mercado já conta com mais de 100 anos de existência, tendo começado como uma pequena feira agrícola, e é o maior polo comercial da região. Você pode comprar ervas, alimentos, brinquedos, roupas e acessórios nas mais de 580 lojas. Sua importância é tanta que ele foi considerado como Patrimônio Cultural do Povo Carioca.

Além disso, você também encontra o Madureira Shopping pela região. Localizado na Estrada do Portela, no centro do comércio de rua do bairro, ele oferece diversas opções de lojas, alimentação e serviços pensados para atender todas as necessidades dos moradores do bairro.

Ao lado do parque e o Shopping Madureira, fica também o Madureira Office Park, nosso empreendimento comercial na região que oferece infraestrutura completa de negócios e bem estar. Essa é uma grande oportunidade para profissionais liberais que estão em busca de um endereço para sua empresa. Caso queira saber mais, você pode falar diretamente com nossa equipe de vendas no local!

 

MADUREIRA UNE SUAS VOCAÇÕES PARA O COMÉRCIO E A ARTE EM UM ÚNICO LUGAR

Comidas típicas no comercio do bairro madureira no rj

Com quase 410 anos de existência, Madureira oferece muitas opções de cultura, lazer e comércio para seus moradores. Popular e simples na essência, a região se destacou com seus recintos e casas culturais. Por exemplo, o Grupo Cultural Jongo da Serrinha conta com uma nova sede, chamada de Casa do Jongo.

O novo Centro Cultural deseja trazer uma atmosfera familiar que preserve a memória do jongo e propague a arte e o desenvolvimento humano, mantendo a cultura local viva, contando com atividades gratuitas complementares para creches e escolas públicas, além de firmar parcerias com universidades e instituições do poder público e privado.

Além disso, Madureira também é o lar de duas das principais escolas de samba do Rio: a Império Serrano e a Portela. Marcadas pela sua originalidade e importância para o desenvolvimento do carnaval carioca, as escolas são multicampeãs e representam um forte senso de resistência na região após tantos anos de contribuição. 

Gostou de conhecer mais sobre Madureira hoje? Não deixe de acompanhar o blog da MDL para ficar por dentro de todos as publicações sobre o Rio que preparamos para você! E aproveite para conhecer também estabelecimentos pet friendly no Rio!

 

Veja também no blog da MDL:

Continue lendo
A Taxa Selic, como é conhecida a taxa básica de juros da...
Leia mais
Montar o seu próprio home office não é uma missão tão complexa...
Leia mais
É chegado aquele momento do ano, a declaração do Imposto de Renda....
Leia mais