Blog
vista do bairro jacarepaguá no rio de janeiro
Dicas

3 motivos para escolher o bairro de Jacarepaguá para morar!

Um dos principais bairros da Zona Oeste carioca, Jacarepaguá se trata de um local que você já deve ter escutado antes em novelas ou filmes situados na Cidade Maravilhosa. Toda essa fama é justificada por se tratar de uma das melhores regiões para se morar no Rio de Janeiro, repleta de inúmeras opções de comércio local, fácil acesso às demais regiões da cidade e uma infraestrutura invejável. 

Com uma população de aproximadamente 158 mil pessoas de acordo com o Censo 2010, Jacarepaguá assume o posto do quinto bairro mais populoso do Rio, tendo um desenvolvimento considerável a partir da década de 1980. Graças a toda essa notoriedade, viemos falar aqui sobre esses e outros motivos para que você escolha como seu novo endereço no Rio de Janeiro, vamos lá! 

 

A ORIGEM DO NOME 

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer mais sobre o bairro e sua história! Tudo começou em 1594, com a doação da região aos irmãos Martin e Gonçalo de Sá por parte do então governador Salvador Correia de Sá. Com o passar dos séculos, os inúmeros colonizadores que por lá passaram estabeleceram uma grande produção de açúcar. É por essa razão que Jacarepaguá era o bairro carioca que contava com o maior número de engenhos, como o Engenho Novo, o Engenho da Taquara e o Engenho do Camorim.  

Após a modernização da Estrada de Jacarepaguá durante a década de 1920, a região cresceu consideravelmente, expandindo ainda mais sua conexão com o restante da cidade com a construção da Estrada Grajaú-Jacarepaguá nos anos 1950 e a inauguração da Linha Amarela em 1997, que interligava a região com a famosa Avenida Brasil. 

Mas por que “Jacarepaguá”? Seu nome é uma palavra em tupi que significa “enseada do lugar dos jacarés”, oriunda da união dos termos îakaré (jacaré), paba (lugar) e kûá (enseada) também em tupi. 

Agora que você já conhece o básico, vamos aos motivos para morar em Jacarepaguá! 

 

1) LAZER E CULTURA EM JACAREPAGUÁ 

Por estar historicamente ligado com o próprio crescimento e desenvolvimento do Rio de Janeiro, Jacarepaguá também sempre ofereceu uma vasta opção de lazer para seus moradores. Além de contar com um forte comércio local, você também pode encontrar pontos importantes da região para se divertir.  

Um destes lugares é o Parque da Pedra Branca, que sempre conta com a presença de muitas pessoas que procuram a localidade para praticar esportes e realizar trilhas. Considerado como uma das maiores florestas urbanas do mundo com 12.500 hectares de extensão, o parque oferece uma oportunidade sem igual para quem deseja se conectar à natureza que tanto rodeia o Rio.  

Outros dois pontos importantes para os amantes de esportes são o Velódromo Municipal do Rio e a Jeunesse Arena. O primeiro foi totalmente remodelado para as disputas de ciclismo das Olimpíadas de 2016, sendo considerado o velódromo mais moderno do Brasil. Já a última se trata de uma arena multiuso construída para os Jogos Pan-Americanos de 2007 que sedia partidas e disputas de basquete, ginástica artística, ginástica rítmica e muitos outros esportes, além de apresentações musicais de artistas internacionais. 

Para quem procura um programa cultural, o Espaço Cultural da Escola Sesc de Ensino Médio oferece sessões de cinema, apresentações musicais e teatrais para todo o público, assim como auxilia no desenvolvimento da carreira e realiza performances de artistas locais.  

E se você deseja fazer compras e curtir seu dia de maneira mais confortável, também pode ir para o Center Shopping, que conta com um total de 110 lojas e quiosques divididos em 3 pisos diferentes, assim como toda uma extensa praça de alimentação e um cinema com os lançamentos do circuito.  

É no bairro de Jacarepaguá que também ficam localizados os Estúdios Globo, conhecidos antigamente como PROJAC. Então, prepare-se para esbarrar em famosos por aí o tempo todo. 

 

2) O BAIRRO SE TORNOU REFERÊNCIA EM LANÇAMENTO DE IMÓVEIS

Os últimos anos reservaram muitas novidades no ramo imobiliário para Jacarepaguá. Até 2016, foram registradas 23.681 novas unidades, entre residenciais, comerciais e hotéis de acordo com a ADEMI (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário).  

Isso se reflete bastante na qualidade das ofertas de novos empreendimentos residenciais na região, transformando o bairro em uma das regiões mais visadas do Rio de Janeiro por novos moradores. 

Um exemplo disso são nossos empreendimentos na região, como o Studio 6677, o Raro, o Bourbogne e o Facile. 

 

3) UMA LOCALIZAÇÃO REALMENTE PRIVILEGIADA

Como falamos antes, Jacarepaguá se localiza em um ponto extremamente estratégico da Zona Oeste carioca. Faz divisa com outros bairros importantes da cidade, como Vargem Pequena, Itanhangá, Taquara e, principalmente, a Barra da Tijuca. 

Além disso, com as conexões com a Linha Amarela e a Estrada de Jacarepaguá, o bairro tornou-se muito mais acessível por carro para a grande maioria da população carioca. Se você prefere locomover-se por transporte público, pode utilizar BRT, ônibus ou estações da linha 4 do Metrô — que conecta a estação General Osório, na zona sul, à estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.  

 

Gostou do nosso artigo? Temos outras publicações à sua espera em nosso blog!  

Veja também:

Clique aqui e conheça tudo que preparamos para você ficar por dentro das últimas novidades do mercado imobiliário, assim como dicas de decoração e muito mais.

 

FontesBlog EmCasaJornal O GloboMultiRio

Continue lendo
O mercado imobiliário brasileiro está em um ótimo momento de maturidade. Para...
Leia mais
Não é à toa que o Recreio dos Bandeirantes tenha se tornado um...
Leia mais
Antecipar o futuro não é tão complicado quando falamos do mercado imobiliário....
Leia mais