Blog
Vista aérea de um bairro arborizado, com árvores entre as vias e casas
Mercado Imobiliário

Conheça 6 benefícios de viver em um bairro arborizado

Com o passar do tempo, as cidades se modificam, se desenvolvem e crescem, fazendo com que novos projetos surjam. Nos grandes municípios, a quantidade de estruturas de concreto transforma o espaço urbano em um mar cinza.

Mas para fugir dessa paisagem monocromática e ter mais cor e vida ao redor, as pessoas têm colocado a área verde como um dos pontos principais na hora de escolher um novo lar.

Morar em um bairro arborizado é muito mais que embelezar a vista da janela. É melhorar a qualidade de vida também. Como? É isso que você vai ver agora nesse artigo.

6 benefícios de morar em uma região arborizada

À primeira vista, viver próximo às árvores pode parecer apenas questão estética. Mas elas oferecem muitos benefícios para nossa saúde.

1- Conforto térmico e ar mais saudável

Imagine o contrário: locais com mais prédios que árvores. Os prédios bloqueiam as correntes de ar e ainda causam as ilhas de calor (aumento de temperatura por conta de materiais que absorvem calor e refletem pouco, como asfalto e concreto).

Portanto, regiões com mais árvores tendem a ser mais frescas porque aumentam a umidade do ar e a quantidade de ventilação. Além disso, como as plantas liberam oxigênio, melhora a qualidade do ar.

2- Diminui poluição sonora

As árvores são bloqueadoras naturais de ruídos. Então, barulhos de trânsito, obras e outros sons são menores nas regiões mais verdes.

3- Estimula exercícios e lazer ao ar livre

Segundo pesquisa da Universidade de Vrije, de Amsterdã, o verde natural facilita a prática de esportes ao ar livre e aumenta a vida social.

Afinal, morar próximo a praças e parques é uma oportunidade de realizar atividades como corrida, caminhada, piquenique, meditação, leitura, entre outras.

Pessoas correndo e andando em pista de parque

As atividades ajudam a diminuir a tensão e pressão do trabalho

4- Diminui chances de depressão, ansiedade e melhora na saúde

O mesmo estudo holandês, identificou que morar em um bairro arborizado diminui as chances de desenvolver doenças mentais, como depressão e ansiedade.

E isso não acontece à toa, né? Com todos os benefícios citados anteriormente, é claro que eles refletem na qualidade de vida.

5- Diminui riscos de infarto

Outro benefício relacionado diretamente ao nosso corpo é que, viver em um bairro arborizado, diminui em 30% a chance de enfartar, segundo o médico patologista Paulo Saldiva.

Isso se dá justamente pela melhora da qualidade do ar e por estar em um local que estimula atividades físicas. Além disso, ouvir barulhos da natureza como o balanço das folhas e som dos pássaros contribuem para a diminuição do estresse.

6- Melhora a saúde das crianças

Uma pesquisa da Universidade de Columbia destacou que crianças de 4 a 5 anos que vivem em bairros arborizados têm menos probabilidade de se tornarem asmáticas. Afinal, de novo: o ar é melhor nesses locais.

E outra pesquisa, agora da Indiana University, destacou que os jovens de 3 a 18 anos tem índices de massa corporal menores quando moram em áreas verdes. A suposição do porquê isso acontece nessas regiões é pelo motivo de serem locais que estimulam atividades e brincadeiras.

Crianças brincando de pipa em parque

Levar o filho brincar no parque também deixa-o próximo da natureza e é oportunidade para fazer novas amizades

Empreendimentos que estão em bairros arborizados

Apresentamos benefícios de morar próximo às árvores. Mas qualitativamente falando, eles são infinitos, visto que a saúde e qualidade de vida é o item essencial da nossa vida.

Ficou interessado em viver em um bairro arborizado? Confira alguns empreendimentos MDL assim em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Empreendimento MDL na cidade de São Paulo

4 empreendimentos MDL localizados em bairros arborizados em São Paulo:

1- Florart

Fachada do Florart centralizado, com diversas casas e árvores ao redor dele

Escolher o Florart é optar por tranquilidade e bem-estar

Localizado no Jardim Prudência, o Florart está rodeado de casas e árvores. Morar nele é estar em um bairro tranquilo, uma localização privilegiada e ter uma vista incrível.

Empreendimento tem apartamentos de 63 a 68 m², 1 suíte, 1 dormitório e 1 vaga.

2- Medley Nature

Piscina e fachada do Medley Nature

Medley une conforto com design, e quem sai ganhando são os moradores

O Medley Nature não só está em Perdizes como também é um ícone do bairro. De alto padrão construtivo e arquitetura autoral, o projeto do empreendimento privilegia o conforto e lazer à família.

Os apartamentos dele são coberturas duplex de 157 a 276 m², 2 a 4 dormitórios e 2 a 4 vagas mais depósito privativo.

3- Jazz Perdizes

Fachada do Jazz Perdizes

A decoração do Jazz Perdizes é na sua maioria com ferro e tijolo, trazendo elegância e personalidade

Como o próprio nome já entrega, o Jazz Perdizes está localizado em Perdizes. Assim como o bairro, o empreendimento tem estilo e traços marcantes.

O projeto conta com apartamento garden de 136 m² de 2 dormitórios e 2 vagas, além de cobertura duplex de 314 m² com 3 vagas.

4- Authentic Madalena

Piscina do Authentic Madalena

Conveniência, fácil acesso e lazer. Tudo junto no Authentic Madalena

Morar no Authentic Madalena é viver aonde tudo acontece. O projeto está localizado na Vila Madalena, bairro com várias opções de lazer e diversão.

O empreendimento tem de 44 m² com 1 dormitório e 1 vaga e unidade garden de 72 m² com 1 suíte, 1 dormitório e 1 vaga.

Empreendimento MDL na cidade do Rio de Janeiro

3 empreendimento MDL localizados em bairros arborizados no Rio de Janeiro:

1- Outside Authentic Residences

Fachada do Outside Authentic Residences

Outside oferece o que nenhum outro produto da região tem: inovação, qualidade e praticidade

Com mais de 15 áreas comuns, o Outside Authentic Residences torna a sua vida mais completa no Recreio dos Bandeirantes. Empreendimento tem apartamento Garden de 149 m² com 3 quartos e 1 vaga.

2- Miraggio Charitas

Fachada do Miraggio Charitas

No Miraggio Charitas, você está entre as árvores e o mar

O Miraggio Charitas está localizado na região Charitas, bairro nobre de Niterói. Com área de lazer completa e de frente para o mar, o empreendimento tem apartamento de 172 m² com 4 suítes mais dependência e 3 vagas.

3- Reserva da Praia

Fachada do Reserva da Praia

Condomínio do Reserva da Praia conta com infraestrutura completa

Localizado próximo a comércios e serviços, o Reserva da Praia também está a apenas 12 minutos da praia. Projeto tem apartamentos de 43 a 52 m², 2 e 3 dormitórios e 1 vaga.

Veja também no blog da MDL:

 

Continue lendo
De acordo com o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de...
Leia mais
Muitos dizem que a terceira idade é a melhor fase da vida....
Leia mais
Incorporadora, construtora, empreiteira… Quem não está acostumado com a construção civil, se...
Leia mais