Blog
Automatizar sua casa parece um processo complexo, mas o resultado final torna tudo muito mais fácil.
Dicas

4 Dicas para automatizar seu apartamento com novas tecnologias

Quando falamos em automatizar algo, muitas pessoas associam este verbo a cenários tecnológicos ou de uso profissional, como laboratórios, indústrias, consultórios, escritórios e muitos outros. Mas a automatização pode fazer parte do seu apartamento de uma maneira muito mais fácil do que você imagina.

Graças aos recentes avanços tecnológicos, certos aparelhos e eletrodomésticos que estávamos habituados a pensar de um único jeito ganharam novas funcionalidades e, com isso, trouxeram mais facilidades para o seu dia a dia.

Já pensou em diminuir algumas etapas e poder assistir televisão sem se preocupar com a limpeza? Agora, isso é possível! Com a ajuda da internet e alguns robôs inteligentes, você pode fazer seu apartamento ganhar novos aspectos, transformando um ambiente agradável e aconchegante em algo moderno.

Com a ajuda da internet e alguns robôs inteligentes, você pode fazer seu apartamento ganhar novos aspectos, transformando um ambiente agradável e aconchegante em algo moderno.

Hoje, iremos explorar aqui algumas dicas importantes para você automatizar seu apartamento de formas simples até algumas mais complexas. com a inclusão de wi-fi até em locais que você nem imaginava! Vamos lá?

Interruptores digitais para suas luzes

Algo que dá uma certa preguiça é o fato de termos que levantar da cama para desligar os interruptores acessos, não é mesmo? Você pode instalar interruptores inteligentes com wi-fi para justamente poder fazer isso onde e quando quiser, sem precisar se deslocar.

Com essa tecnologia no seu apartamento, você precisa apenas acessar seu smartphone ou tablet, entrar no aplicativo e fazer tudo isso remotamente. Além disso, você pode também controlar o nível de iluminação das lâmpadas caso suas luminárias também contem com essa tecnologia.

Sensores de presença e ajuste de temperatura

Com os sensores de ambientes wi-fi, é surpreendente a quantidade de coisas que você pode fazer com um único aparelho. Você pode monitorar a qualidade do ar que está respirando, o nível de ruído do ambiente, a umidade, a temperatura e a iluminação.

Basta apenas acessar o aplicativo pela tela de seu smartphone ou tablet e pronto. E sabe o que é ainda melhor? Caso você utilize seus sensores junto com um controle remoto smart ou seu interruptor smart, você consegue também programar algumas funções automáticas de acordo com a sua presença naquele ambiente.

Um exemplo? Você pode escolher que, caso a temperatura ultrapasse os 28°C, o ar-condicionado seja ativado automaticamente na temperatura que você deseja. Muito legal, não é?

Robôs que fazem a limpeza automaticamente

Bateu o cansaço de ter que fazer a faxina toda semana? Por que não contar com um robô para aspirar a sua casa? Com os robôs aspiradores, você pode fazer esta etapa de forma automática, apenas se preocupando em passar pano para finalizar a limpeza.

Os recursos destas máquinas vão desde rotas inteligentes, limpeza prioritária de áreas mais sujas, retorno à base para carregar quando a bateria estiver fraca, sensores antiquedas e anticolisões.

Ainda que alguns destes robôs estejam com preços muito altos, alguns modelos já se tornaram mais acessíveis. Mas é claro, é preciso pesquisar muito bem, pois os modelos mais simples não possuem tantas funções, assim como diferentes modos de limpeza.

Tomadas WI-FI

Até mesmo suas tomadas ganham um novo significado quando você decide automatizar seu apartamento! Lembra quando falamos que algumas coisas ganham novas funções com o wi-fi?

Então, a tecnologia das smart tomadas wi-fi permite que você controle (ligar, desligar e medir o consumo de energia) remotamente qualquer equipamento eletroeletrônico que estiver conectado nessa tomada.

Isso acontece porque esses dispositivos que se conectam à internet da sua casa e estão ligados diretamente a um aplicativo que controla a entrada e saída da eletricidade. Com isso, as tomadas wi-fi são muito boas para aparelhos analógicos, como ventiladores e aquecedores, por exemplo.

O que achou das nossas dicas para automatizar seu apartamento? Qual foi a sua favorita? Não deixe de acompanhar o blog da MDL para ficar por dentro de todos as publicações sobre o Rio que preparamos para você! E aproveite para entender também como calcular o tamanho do seu apartamento!

Veja também no blog da MDL: 5 Pets Ideais Para Apartamentos

Continue lendo
Com a pandemia da COVID-19 e as medidas de isolamento social se...
Leia mais
Comprar o seu primeiro imóvel exige muito planejamento, o que implica em...
Leia mais
A Taxa Selic, como é conhecida a taxa básica de juros da...
Leia mais