Blog
Arquitetura e design de aparatamento de alto padrão
Decoração

Arquitetura e design: qual a relação e por que uni-los?

Você sabe quais sãs diferenças entre a arquitetura e design? Para muitos, são áreas similares que devem caminhar independentemente. Entretanto, a escolha de um na exclusão do outro não leva a um resultado satisfatório.

 

Qual a diferença entre arquitetura e design?

Para entender qual a relação entre a arquitetura e design, é preciso entender as diferenças.

Arquitetura está intimamente ligada à estratégia e estrutura. Sua preocupação é com a engenharia, com a construção do zero ou adição de novas estruturas arquitetônicas em função das necessidades do cliente.

Já o design, preocupa-se com os espaços internos. O que o leva para ser algo mais palpável. Os designers de interiores devem saber como manipular espaços construídos para deixá-los esteticamente agradáveis e funcionais

 

Por que unir a Arquitetura e o Design?

Como podemos perceber, ambos têm seu foco em criar projetos que atendam todas as necessidades. Para alcançar seu objetivo, é fundamental que trabalhem em uníssono, ou seja, em prol do mesmo resultado.

Por exemplo, o arquiteto e o designer podem colaborar no planejamento do teto, que é uma das características que definem a identidade do espaço. Tetos abobados dão a sensação de um ambiente mais alto, mais aberto e largo. Já tetos mais baixos podem passar a impressão de um espaço mais estreito, dependendo do objetivo.

Outro exemplo dessa união pode ser visto quando o assunto é iluminação. Enquanto o arquiteto é responsável pelas luminárias embutidas e janelas incumbidas da entrada da luz natural, o designer vai identificar móveis e decoração que irão deixar o ambiente mais claro ou escuro — dependendo do objetivo.

A altura do cômodo aliada à decoração e iluminação podem definir o clima do ambiente. O designer e o arquiteto, ao trabalhar juntos, conseguem conceder a personalidade de cada ambiente e seu humor. Detalhes sutis como esses delineiam as diferenças dos espaços íntimos e públicos.

Por isso, para que o projeto saia do jeito você deseja, una sempre a arquitetura e o design. Seja ao reformar sua residência, projetar novos ambientes ou construir do zero um edifício, essa combinação sempre será uma ótima escolha.

Separamos aqui mais dicas nos posts a seguir:
Use móveis inteligentes e aproveite melhor o ambiente
Conheça 4 estilos de decoração para você se inspirar

Continue lendo
A capital paulistana é conhecida mundialmente por oferecer diversos tipos de restaurantes....
Leia mais
O momento tão esperado chegou: a entrega de chaves do apartamento está próxima e...
Leia mais
Redução do estresse, companheirismo e muito carinho. Esses são somente alguns benefícios...
Leia mais