Blog
Decoração

Aprenda a fazer uma horta funcional em seu apartamento

Aprenda a fazer uma horta funcional em seu apartamento

Muitas pessoas que moram em apartamentos ou se mudaram recentemente sentem falta de um espaço para cultivar uma horta. Embora alguns apartamentos não sejam tão espaçosos, é possível plantar seus próprios temperos ou alimentos na varanda ou perto da janela da cozinha.

Separamos algumas dicas para você aprender como fazer uma horta de apartamento e cultivar alimentos saudáveis para você e para a sua família. Confira!
O que plantar? Primeiro você deve decidir qual será a finalidade da sua horta. Se você tem o objetivo de colher apenas temperos para as suas refeições, provavelmente irá plantar manjericão, salsinha, pimenta, orégano, alecrim e cebolinha.

Embora sejam temperos fáceis de se encontrar em lojas e supermercados, uma opção orgânica é muito mais atrativa e saudável.

Se você tem um espaço um pouco maior pode plantar alface, tomatinhos, cebola, hortelã, cenoura, couve e outros alimentos. Porém, é importante saber que todos esses alimentos possuem um período certo para o plantio e colheita, por isso é importante se informar antes de começar.

Como fazer uma horta em apartamento?

Começar o projeto de uma horta funcional é muito atraente, porém é importante que você tente ao máximo utilizar recursos que não agridam o meio ambiente. Isso inclui reaproveitar latas de alumínio, potes de vidro, canecas etc. Você também pode montar uma horta vertical, fixando as plantas nas paredes e deixando uma área maior para a circulação.

Um dos princípios da horta funcional é dar novas funcionalidades para objetos antigos. Por isso que a questão da reutilização está tão presente neste assunto. Veja a seguir:

• Garrafas PET’s, se descartadas de forma errada, podem prejudicar o meio ambiente. Porém, com o auxílio de barbantes ou cordas de varal, você pode criar uma horta suspensa, o que vai dar um toque de modernidade no seu ambiente. A garrafa PET é fácil de manipular e você pode decorá-la como desejar.

• Caixotes de madeira, aqueles utilizados para transportar frutas para a feira. Se forem lixados e receberem uma demão de tinta tornam-se objetos belíssimos de decoração.

Cuidados com a sua horta

O mais indicado é montar a horta em um local ensolarado e que receba de 3 a 4 horas de sol diariamente. Você também deve se atentar às espécies de plantas, pois algumas não podem receber tanto sol, ao passo que outras precisam de menos água, entre vários outros detalhes.

Utilize palitos de picolé ou pedaços de embalagens de papel que seriam descartadas para identificar e organizar a sua horta.

Se você tem cães ou gatos tome cuidado para que eles não comam as suas plantas. Os animais costumam comê-las quando estão com problemas intestinais, por isso, é recomendado plantar a “grama de gato”, que nada mais é que milho de pipoca. O processo é muito simples: basta comprar um saco de milho de pipoca, despejar os grãos em um vaso com terra adubada, cobri-los de terra e umedecê-la. Depois de três dias já irão surgir as raízes.

Por onde começar?

Neste artigo buscamos apresentar os principais pontos para quem tem dúvidas sobre como fazer uma horta em apartamento. Agora você já tem as informações necessárias para começar este hobby tão agradável.

Reserve algumas horas do seu dia para cuidar e apreciar a sua horta. Dedicando-se diariamente, certamente você irá colher bons frutos.

Continue lendo
Construir e reformar um imóvel não é tarefa simples. Há diversos itens,...
Leia mais
Quando moramos em um condomínio, somos parte de um todo. Ou seja,...
Leia mais
Sacada, varanda e terraço. Três espaços que têm suas semelhanças, mas são...
Leia mais