Blog
Dicas

6 motivos para morar em Moema, bairro com melhor IDH de São Paulo

De acordo com o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de São Paulo, lançado pela Secretaria Municipal do Trabalho em 2016, Moema tem IDH de 0,972. Como o valor máximo é 1, a pesquisa demonstra que o bairro nobre é uma das regiões com maior qualidade de vida do município e do mundo.

Vamos conhecer quais são os motivos que fazem Moema ser tão especial assim, além do IDH? Então continue com a gente.

O que é IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador que leva em consideração a educação, a saúde e a renda do país e é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Ou seja, o IDH é uma métrica de referência para saber se a nação está se desenvolvendo ou não. O valor mais baixo é 0 e o mais alto é 1.

Com seus 0,972 na pesquisa de 2016, Moema está melhor que a Noruega, nação com maior IDH em 2019, 0,957. Já o Brasil ocupa a 84ª posição, com 0,765.

No Atlas lançado, houve participação de técnicos da Secretaria, da PNUD, da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e da Fundação João Pinheiro.

6 motivos para morar em Moema

Localizado na Região Sul, o bairro nobre reúne características que a maioria das pessoas desejam: área verde, diversas opções de lazer, fácil acesso e educação e saúde de qualidade.

Mas não é “só” isso que faz Moema ser especial. Há outros fatores cotidianos relevantes também.

1. Um dos bairros mais arborizados de São Paulo

Estar ao lado do Parque Ibirapuera é uma vantagem enorme. Não só pelo lazer, mas também pela sua vegetação.

Leia o artigo Conheça 6 benefícios de viver em um bairro arborizado e entenda como um local arborizado pode mudar a sua vida e melhorar a sua saúde.

Vista aérea do Parque Ibirapuera e do Obelisco em Moema, um monumento que presta homenagem aos estudantes e soldados mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo.

Parque Ibirapuera (Moema) é um dos principais cartões-postais de São Paulo. 

2. Diversas opções de lazer

Citado anteriormente, o Parque Ibirapuera é um espaço importante para lazer. Nele, é possível praticar vários esportes, como caminhada, corrida, andar de bicicleta, basquete, futebol e outros.

Para passeios com a família, você pode fazer um piquenique, curtir espaços culturais como Pavilhão Japonês, Museu da Arte Moderna, Oca e Pavilhão da Bienal. Esse último local também abriga eventos sazonais, como Bienal de Arte de São Paulo.

Outro local interessante para realizar atividades é o Parque das Bicicletas. Apesar do nome, também é possível andar de skate, patinete, patins, caminhar, correr e utilizar a academia ao ar livre.

Aliás, andar de bicicleta pelas ruas do bairro também é um passeio interessante e agradável, principalmente por ser uma região plana e arborizada.

Moema abriga dois tradicionais clubes de São Paulo: Esporte Clube Sírio e Clube Atlético Monte Líbano, ambos com alta estrutura e muitos esportes.

Caso prefira passar o tempo visitando lojas, há o Shopping Ibirapuera, um dos maiores centros comerciais da cidade, com mais de 400 lojas, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE).

Fotografia da parte externa da Oca, do Parque Ibirapuera em São Paulo.

Oca é um pavilhão presente no Parque Ibirapuera que recebe grandes exposições

3. Vários restaurantes, cafeterias, bares e pubs

Outro ponto forte de Moema é a diversidade gastronômica para curtir tanto de dia quanto a noite.

Restaurante japonês Aoyama, italiano La Nonna Di Lucca, hamburguerias Burguer Lab Experience e Beco Hexagonal, clube de jazz e blues Bourbon Street, cafeteria The Coffee e bar Willi Willie Bar e Arqueria são alguns lugares que fazem sucesso na região.

4. Fácil acesso e alta mobilidade

Principais avenidas, estações de Metrô e até aeroporto. Tudo isso está no bairro ou próximo dele.

As avenidas 23 de Maio, Ibirapuera, Santo Amaro, Bandeirantes e Indianópolis cruzam ou estão ao redor de Moema, facilitando o acesso do bairro às demais regiões de São Paulo e às Marginais Pinheiros e Tietê.

Já sobre Metrô, há duas estações da Linha Lilás no bairro: Moema e Eucaliptos. Essa linha faz conexão com a Linha Esmeralda, da CPTM, e Linhas Azul e Verde do Metrô. E o aeroporto de Congonhas está bem próximo da região.

Foto aérea da cidade de São Paulo com a Avenida 23 de Maio no meio do bairro de Moema.

Próxima do bairro Moema, Avenida 23 de Maio é uma das principais ligações da Região Norte-Sul

5. Saúde e educação

Como o IDH de Moema é alto, saúde e educação são de qualidade. Há os Hospitais Alvorada, Santa Paula, Rubem Berta e AACD.

Em relação às instituições de ensino, vale ressaltar o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, Universidade Anhembi Morumbi, FMU e Insper.

E é claro: há diversas opções de drogarias, laboratórios e escolas bilíngues também.

6. Outros motivos para morar em Moema

De acordo com o Mapa da Desigualdade de 2021, lançado pela prefeitura de São Paulo, Moema é o bairro que mais aparece entre os 10 melhores nos temas levantados, totalizando 22 vezes. Alguns desses assuntos são acesso à infraestrutura cicloviária e acesso à internet móvel, por exemplo.

Empreendimentos MDL próximos à Moema

Caso tenha se interessado em morar próximo da região, confira nossos empreendimentos na Vila Mariana e Cerqueira César, bairros vizinhos de Moema.

Urban Live & Enjoy

Fotografia do Salão de jogos do empreendimento Urban Live & Enjoy em Moema, São Paulo.

Lazer completo para a família, com salão de jogos, piscina na cobertura entre outros.

Na melhor localização da Vila Mariana, o Urban Live & Enjoy não é só um lugar para morar. É um estilo de vida. A 350 metros do Metrô Ana Rosa e 2,5 km da Avenida Paulista, o projeto tem apartamentos de 73 m² com 2 dormitórios.

Quer facilidade para seu dia a dia? Então esse empreendimento é ideal para você!

Jardim Lisboa

Situado em Cerqueira César, o projeto está em uma região também arborizada e agradável. Com localização privilegiada, Jardim Lisboa tem apartamentos de 85 m², 2 dormitórios e 1 vaga. Conforto, bom gosto e praticidade estão aqui.

Fotografia Fachada do empreendimento Jardim Lisboa da MDL em Moema São Paulo

Alto padrão e sofisticação do térreo à cobertura

Veja também no blog da MDL:

Continue lendo
Construir e reformar um imóvel não é tarefa simples. Há diversos itens,...
Leia mais
Quando moramos em um condomínio, somos parte de um todo. Ou seja,...
Leia mais
Sacada, varanda e terraço. Três espaços que têm suas semelhanças, mas são...
Leia mais