MDL Realty Incorporação

Vai reformar sua cobertura? Confira essas 4 dicas antes!

Uma fotografia de um grupo de jovens fazendo churrasco numa cobertura.

Morar em uma cobertura é o sonho de muita gente. Afinal, é como morar em uma casa própria, mas com os benefícios de estar em um condomínio fechado. Por isso, é natural que você pense nas diversas possibilidades de transformação do local. Seja para criar o espaço perfeito para receber visitas ou para curtir só você mesmo com a família. O que não falta são ideias.

Mas é preciso atenção para evitar que sua obra vire uma dor de cabeça, ou que acabe dando um passo maior que a perna. Por isso, preparamos algumas dicas para você colocar seu projeto de renovação da cobertura em prática. Confira:

1- Planeje bem o que você vai fazer na área

Quando as possibilidades são inúmeras, as chances de sua imaginação correr demais também são bem altas. Afinal, o que cabe em sua reforma da cobertura? Uma piscina? Um pergolado? Um espaço gourmet? Tudo junto?

É importante definir uma ideia principal para que todas as outras se apoiem nela. Por exemplo, se sua ideia for colocar um ofurô, este deve ser seu projeto principal. As demais devem focar em valorizá-lo, como um projeto paisagístico ao redor, um deck de madeira, um jogo de luzes para usá-lo à noite.

Planeje primeiro o principal, depois veja o que mais pode acompanhá-lo.

2- Avalie a viabilidade das suas ideias

Também não adianta sonhar com algo que seja impossível para as possibilidades da sua cobertura. Por exemplo: um projeto que envolva uma piscina precisa levar em consideração fatores como o peso final dela já com a água e se a estrutura da cobertura aceita este tipo de intervenção.

Da mesma maneira, a área total precisa ser levada em conta. Não adianta colocar uma piscina que, no fim, vai ocupar todo o espaço e eliminar todas as chances de fazer qualquer coisa a mais ali. Nessas horas, contar com parceiros competentes de arquitetura e engenharia vai fazer toda a diferença.

3- Escolha os materiais certos para os locais certos

Sua cobertura é aberta ou fechada? O seu projeto envolve água? Vai sofrer iluminação direta do sol? Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de comprar os materiais. Alguns revestimentos, como porcelanato, podem ser usados em diversos locais. Já os cerâmicos só funcionam em área interna. Se o projeto envolver áreas molhadas, é preciso pensar no impermeabilizante que vai ser utilizado, e se a tinta que você escolheu é resistente à água, apenas para citar alguns exemplos.

Saber onde seu acabamento estará posicionado é essencial para seu projeto.

4- Abuse de cores e luzes para transformar o ambiente

Se você não tiver nenhuma grande pretensão com o local, ou se não quer lidar com uma obra longa e complexa, você pode transformar sua cobertura apenas com alguns materiais e objetos variados. Você pode usar um pergolado para criar uma área especial no meio de sua cobertura, pode utilizar spots de luz bem posicionados para separá-la em ambientes e pode usar cores para dar um ar moderno e bem distribuído. Basta ter imaginação.

Pronto, seguindo as dicas acima, você já pode reformar sua cobertura com tranquilidade. Ainda não tem uma para chamar de sua? Então confira os empreendimentos da MDL com cobertura e aproveite para conquistar a sua própria.

Veja também no blog da MDL:

Sair da versão mobile